Os Serviços de Marketing Digital são essenciais para empresas que buscam crescer no ambiente online, já que, com a transformação digital, é cada vez mais importante contar com estratégias que aumentem a visibilidade da marca.
Nesse viés, com os serviços de marketing digital, as empresas são capazes de atrair novos clientes e fortalecer o relacionamento com o público.
Dessa forma, nos próximos tópicos, iremos explorar um pouco mais sobre esse assunto, evidenciando os principais modelos de serviços disponíveis e a relevância de integrá-los. Vamos lá?
O que são Serviços de Marketing Digital?
Os Serviços de marketing digital referem-se ao conjunto de atividades e estratégias desempenhadas no espaço digital por agências ou freelancers para promover a presença online da empresa.
Esses serviços objetivam estruturar o marketing de vendas, conquistar novos clientes, posicionar a empresa, desenvolver relacionamentos, promover o crescimento do cliente e garantir que as empresas alcancem seus objetivos.
Sendo assim, para obter bons resultados, é essencial focar em inovação e seguir uma estratégia de negócios bem estruturada. Assim, a marca deve proporcionar desde serviços de marketing digital mais básicos até soluções mais avançadas.
Dessa forma, devido à diversidade de serviços de marketing digital, é essencial que os gestores selecionem os serviços mais escaláveis, rentáveis e alinhados às necessidades estratégicas dos clientes.
Quais os principais Serviços de Marketing Digital?
Os principais serviços de marketing digital incluem:
1. Gestão e monitoramento de mídias sociais
O serviço de gerenciamento de mídias sociais consiste na produção estratégica de posts, publicação e análise de conteúdos disseminados nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.
Esse serviço também abrange, por meio das interações nas redes sociais, suporte aos consumidores e o fortalecimento da relação entre a marca e seus clientes.
2. Design gráfico
Em adição à gestão das mídias sociais, é possível oferecer serviços de design gráfico para a produção de uma arte personalizada para as postagens, landing pages e na criação de ícones para destaques.
Sendo assim, o design gráfico atua complementando os serviços de marketing oferecidos, já que atua cuidando de todo o aspecto visual e possibilitando diversas aplicações.
3. Estruturação de sites e blogs
A estruturação de um site é essencial para ampliar a presença das empresas no espaço digital e, com isso, aumentar sua credibilidade no mercado.
Além da criação de um site, serviços de inbound marketing, ou seja, estratégia focada na atração, conversão, fechamento e encantamento também podem ser implementados.
Isso pode ser desenvolvido, por exemplo, com a criação de um blog, ou seja, um espaço no site da empresa destinado a fornecer conteúdos relevantes e personalizados ao público-alvo.
4. SEO
O SEO, sigla para Search Engine Optimization, possibilita a otimização de sites e páginas na web, a fim de aumentar a visibilidade da empresa nos mecanismos de busca do Google.
Dessa forma, com uma estratégia de SEO eficaz, torna-se possível melhorar a autoridade do site, indexar um volume maior de páginas no Google e conquistar um tráfego orgânico.
5. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é responsável pela criação de textos informativos e relevantes para diversos formatos, como landing pages, e-mails de marketing, posts de blog e legendas paras as redes sociais.
Essa estratégia permite que a marca se posicione como uma especialista no tema. Além disso, fortalece o relacionamento com os consumidores ao oferecer conteúdos de qualidade que busquem solucionar suas dores.
6. E-mail marketing
O e-mail marketing também é uma estratégia que busca, por meio das newsletters, fortalecer a comunicação entre a marca e seus clientes.
Nesse sentido, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para divulgar uma oferta especial ou anunciar novas funcionalidades de um serviço.
Dessa forma, esse canal de marketing, quando segmentado de forma eficaz, permite atrair novos leads para realizarem sua primeira compra ou, até mesmo, reativar o interesse dos clientes inativos.
7. Desenvolvimento de landing pages
As Landing Pages consistem em páginas de conversão empregadas para captar a atenção dos usuários antes de oferecer uma solução de valor.
Nesse sentido, essa estratégia é projetada para promover conteúdos relevantes em troca dos dados dos clientes, ou seja, para ter acesso a um material, um formulário deve ser preenchido.
Após ser convertido e receber o material, o lead é inserido em um fluxo de automação para ser nutrido e avançar no funil de vendas.
8. Automação de marketing
A automação de marketing consiste na utilização de plataformas especializadas em processos automatizados, as quais permitem:
- Reduzir o trabalho manual;
- Melhorar a eficiência das ações;
- Aumentar as vendas;
- Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Aumentar a retenção de clientes;
- Segmentar contatos;
- Realizar o envio automático de e-mails;
- Produzir relatórios detalhados;
- Gerenciar landing pages.
Uma plataforma de automação eficaz oferece diversas funcionalidades que auxiliam na gestão de leads e implementação das estratégias de marketing digital.
Assim, ferramentas de prospecção B2B como o EmpresAqui podem ser integradas ao processo como um apoio valioso para prospecção de novos leads, ajudando a criar estratégias automatizadas de modo ainda mais segmentado.
Assista o vídeo abaixo e entenda como o EmpresAqui pode te ajudar.
9. Tráfego pago
Com as estratégias finalizadas e as ações de marketing digital em operação, é o momento de impulsionar os resultados por meio do tráfego pago.
Nesse contexto, com base na persona, pode-se investir em palavras-chave segmentadas no Google Ads para criar anúncios que encaminhem os visitantes ao site e promovam serviços e produtos.
Além disso, permite investir em publicações nas redes sociais, como Instagram e Facebook Ads, ou, até mesmo, vídeos no TikTok Ads.
Dessa forma, com a incorporação do tráfego pago nas estratégias promovidas pelas agências ou freelancer, é possível aumentar o alcance orgânico das soluções, especialmente nas redes sociais.
10. Digital analytics
Além dos serviços evidenciados acima, o digital analytics também é uma importante estratégia de marketing, haja vista que possibilita uma análise detalhada das informações e métricas de um negócio.
Nesse sentido, abrange o entendimento de aspectos relacionados ao público-alvo da empresa, bem como o segmento que pertence. Além disso, atua coletando e verificando dados sobre os concorrentes.
Assim, a partir da coleta, organização e interpretação de dados, a empresa é capaz de tomar decisões mais precisas e aprimorar suas estratégias de marketing.
Promova os Serviços de Marketing Digital como uma solução integrada
Promover os Serviços de Marketing Digital de forma integrada é uma excelente abordagem para entregar resultados significativos e duradouros aos clientes.
Nesse contexto, em vez de oferecer serviços isolados, como gerenciamento de mídias sociais, SEO ou e-mail marketing, a integração de várias estratégias possibilita uma visão mais ampla dos objetivos da marca.
Isso permite criar uma jornada completa para atrair, converter e fidelizar clientes. Além disso, fornecer serviços de Marketing Digital de forma integrada também possibilita:
- Mensurar o ROI com maior facilidade;
- Aumentar o ticket médio;
- Reduzir o churn.