Marketing de Conteúdo: promova seu negócio com a criação de conteúdos!

O marketing de conteúdo é uma abordagem fundamental no cenário digital contemporâneo, visto que é focado na criação e na distribuição estratégica de informações relevantes e valiosas. 

Nesse sentido, ao fornecer informações alinhadas aos interesses e às necessidades do público-alvo, as marcas têm a oportunidade de atrair não apenas atenção, mas também de construir relacionamentos duradouros, fundamentados na confiança e na autoridade. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo se destaca como uma estratégia essencial para cativar e impactar positivamente os usuários. E você? Já conhecia essa abordagem? Continue com a gente para entender um pouco mais sobre esse assunto! 

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdos refere-se a uma estratégia que objetiva desenvolver e compartilhar conteúdos importantes, a fim de atrair e fidelizar clientes em potencial

Nesse contexto, essa estratégia é pautada em informações que delimitam um perfil dos clientes, evidenciando as suas preferências, o que permite desenvolver uma comunicação mais persuasiva. 

Os conteúdos produzidos pela empresa podem ser vinculados em forma de textos, ebooks, vídeos e postagens nas mídias sociais. Assim, essa estratégia auxilia na resolução dos problemas do público-alvo e no fortalecimento da autoridade da marca

Importância do Marketing de Conteúdo

Após compreender o que é o marketing de conteúdos, é relevante entender sua importância para o sucesso nos negócios, veja logo abaixo: 

Atração de novos leads

As ações de marketing propagadas no espaço digital são imprescindíveis para disponibilizar conteúdos relevantes para o público-alvo, o que permite construir relacionamentos duradouros baseados em confiança, atraindo, assim, leads qualificados

Nesse viés, sem essa abordagem, é provável que as pessoas não encontrem a empresa, o que reduz o compartilhamento de informações da marca com outras pessoas. 

Desenvolvimento de uma jornada para o público

A produção de conteúdos é muito importante para estabelecer uma jornada de usuários eficaz, a qual é fundamental para proporcionar uma boa experiência para o cliente

Essa jornada é crucial, pois a probabilidade de uma pessoa que realizou o primeiro contato com os conteúdos efetue uma compra aumenta. Sendo assim, é preciso trabalhar em conjunto na percepção que a empresa apresenta uma solução ideal para solucionar os problemas dos clientes. 

Se houver qualquer tipo de atrito ao longo desse percurso, as chances de seus clientes atingirem a etapa de conversão em vendas diminuem, tornando ainda mais difícil que retornem. 

Dessa forma, mapear e aprimorar cada ponto de contato com o cliente é fundamental para criar uma experiência totalmente centrada no usuário. 

Aumento das conversões em vendas 

As conversões em vendas representam a meta final de toda corporação. 

Nesse viés, no instante em que um usuário efetuou a última ação desejada, é certo que ele percorreu uma jornada prévia, familiarizando-se com a empresa e percebendo, por meios dos conteúdos, que poderia encontrar a solução que desejava. 

Sendo assim, ao fornecer esse contexto ao longo da jornada de compra, o marketing de conteúdo gera taxas de conversão seis vezes maiores em comparação a outro tipos de marketing, como links de patrocinadores. 

Dessa forma, apesar de o marketing de conteúdo demandar muita dedicação e tempo, uma vez que os resultados nem sempre são imediatos, a criação de conteúdos, a longo prazo, sempre se revelam valiosa. 

Pra que serve o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdos serve para diversos propósitos estratégicos, o que contribui significativamente para o sucesso de uma empresa. Logo abaixo, você encontra os principais objetivos do marketing de conteúdos:

1. Aumento da visibilidade da empresa na web 

O marketing de conteúdos apresenta uma influência abrangente no planejamento de SEO de um site.  

Atualmente, é evidente que simplesmente criar conteúdo com palavras-chave dispersas em textos ou realizar link building em grande escala, mas sem foco na qualidade, não é mais suficiente. 

Dessa forma, a evolução do algoritmo do Google permitiu a percepção dos conteúdos que são importantes aos usuários.

Sendo assim, os fatores CTR na SERP, período de duração dos usuários na página e a qualidade dos links mencionados no texto são minuciosamente avaliados e exercem impacto direto no posicionamento nos resultados de busca. 

2. Aumento da interação com a marca

O marketing de conteúdos pode ser utilizado como um meio de interação com a marca. Nesse sentido, facilita a comunicação dos clientes com a empresa, o que permite solucionar as dúvidas e encaminhar ideias. 

Além disso, é possível criar uma publicidade orgânica, ao conquistar a atenção do público e promover o compartilhamento de conteúdos nas redes sociais, promovendo publicações com um elevado potencial de engajamento.

3. Nutrir a base de clientes em potencial

É crucial considerar que, mesmo que sua base de leads seja vasta, nem todos estão prontos para adquirir os produtos e serviços ofertados por uma empresa. 

Isso não quer dizer que tais clientes nunca se tornarão clientes fiéis, haja vista que, em diversos casos, o que falta é apenas mais informações para que percebam o valor da oferta oferecida pela empresa e a qualidade do quadro de produtos e serviços. 

Com a promoção do marketing de conteúdos, é viável fornecer produções relevantes para nutrir os leads, preparando-os gradualmente até que o momento propício para a compra se apresente

Dessa maneira, não deve excluir de forma imediata um prospect que ainda não está pronto, mas sim adiar a decisão de compra para o instante ideal. 

4. Redução dos custos de conquista de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) tende a ser reduzido com o investimento em marketing de conteúdos e em SEO, uma vez que o número de acessos no site aumenta. 

5. Conquista de confiança do público e adquirir propagadores para a marca

A produção de conteúdos relevantes aumenta a autoridade da empresa no mercado, o que permite a construção de confiança. 

Nesse sentido, uma empresa que dedica tempo à produção de conteúdo gratuito para seus clientes, proporcionando valor significativo, é capaz de ser lembrada com maior frequência quando  comparada a um concorrente que não adota a mesma abordagem. 

Além disso, ao estabelecer assuntos sobre as personas e não sobre a marca, é possível aumentar a probabilidade de que o público indique a empresa para outras pessoas que necessitam dos mesmos recursos. 

6. Melhorar a experiência do pós-venda 

Seja por meio de um FAQ, uma base de ajuda, um curso online ou, até mesmo, uma série de e-mails direcionados ao cliente, realizar estratégias de marketing de conteúdos voltadas para o cliente é uma ferramenta eficaz para assegurar a retenção e a fidelização

Sendo assim, uma experiência positiva no pós-venda é essencial para manter os clientes engajados, ou seja, permite que eles prolonguem a utilização dos produtos ou serviços da empresa. 

Estratégias de Marketing de Conteúdo

Contar com estratégias eficazes na distribuição de conteúdos produzidos por sua empresa é fundamental para ampliar a visibilidade da marca e assegurar resultados mais positivos. 

Logo em seguida, você encontra as principais estratégias de marketing de conteúdo. 

Planejamento

Antes de iniciar as postagens de conteúdo no blog, é muito importante estabelecer um planejamento que evidencie o propósito dessa estratégia e como ele será atingido. 

Nesse estágio, é crucial estabelecer um cronograma para as ações, determinando quando serão realizadas e se há datas específicas a serem observadas em decorrência de eventos sazonais que podem surgir. 

Além disso, a utilização de outros recursos, como o calendário compartilhado, podem auxiliar a equipe na identificação dos momentos dedicados ao planejamento, à execução e à análise das ações. 

Durante essa etapa, os responsáveis por cada uma das tarefas são definidos, seja entre membros internos da empresa, seja profissionais de agência e prestadores de serviços externos.

Para facilitar essa atribuição de responsabilidades, existem ferramentas eficazes de gerenciamento de projetos, as quais são utilizadas para a supervisão das atividades que demandam a colaboração de diferentes partes. 

Elaboração da persona

Uma etapa essencial do marketing de conteúdos é a elaboração da persona. Nesse sentido, é muito importante desenvolver um perfil detalhado da pessoa ideal que consumirá os conteúdos produzidos pela marca. 

A definição dos interesses do público-alvo é fundamental para orientar todos os envolvidos na estratégia delimitada pela empresa, haja vista que permite  tornar as mensagens personalizadas e unificadas. 

Criação de conteúdo

A criação de conteúdos abrange a elaboração de imagens, textos, e-books, e-mails, infográficos e outras produções de valor para os usuários

Muitas das vezes, os conteúdos não podem ser gerados, o que é conhecido como curadoria de conteúdo. 

Distribuição

O marketing de conteúdos exige o planejamento da distribuição dos conteúdos, ou seja, é preciso definir os canais e as ferramentas de divulgação das promoções. 

Nesse viés, apresentar um conhecimento vasto sobre a persona, a fim de selecionar os canais que melhor atendam às necessidades e às preferências dos usuários

Além disso, é essencial ponderar o tipo de conteúdo criado pela marca e a capacidade de realizar eventuais manutenções nos canais. 

Mensuração de resultados

A falta de acompanhamento nos resultados interfere na validação da estratégia adequada. 

Sendo assim, é necessário medir cada esforço para identificar o que apresenta bons resultados e o que não é eficaz. Dessa forma, ter uma compreensão ampla do público é essencial. 

Como fazer Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para as empresas que desejam atrair, envolver e reter clientes de maneira natural. Nesse contexto, para implementar essa abordagem de forma eficiente é preciso seguir alguns passos, os quais você encontra logo abaixo. 

Utilize palavras-chave

A forma como buscamos informações está diretamente ligada à produção de conteúdos. Por exemplo, caso alguém procure, no Google, ‘’Como aumentar as vendas no Natal?’’, os resultados encontrados serão compatíveis com os termos-chave mencionados

Sendo assim, a empresa que visa oferecer uma resolução para auxiliar outras empresas (B2B) a impulsionar suas vendas durante o Natal precisa criar livros digitais, artigos e outras produções com base em palavras-chave. 

Em resumo, é importante identificar as palavras-chave relevantes para os negócios. Dessa forma, é preciso utilizar as ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir termos que seu público utiliza ao buscar informações relacionadas ao seu setor. 

Pense no cliente e não só no produto

Durante a estruturação do marketing de conteúdo, é crucial evitar que o conteúdo seja focado nas funções mais recentes dos produtos ou, até mesmo, em uma premiação recebida pela empresa. 

A partir disso, uma estratégia eficiente é justamente entender o que o cliente necessita compreender e não apenas o que a empresa deseja transmitir. 

Dessa forma, a finalidade do seu conteúdo deve ser educar ou influenciar e não anunciar ou vendar. Sendo assim, o marketing de conteúdos fundamenta-se em informações relevantes que não buscam fazer imposições nos clientes. 

Invista em conteúdo evergreen

O conteúdo evergreen refere-se ao modelo de material que, diferentemente  de uma notícia jornalística, não perde sua relevância com o tempo. Nesse sentido, esse formato de conteúdo continua sendo útil para os visitantes por um longo período de tempo. 

Essa abordagem mantém o tráfego no blog crescendo constantemente, ao contrário dos resultados obtidos por meio de anúncios. Dessa forma, a produção de conteúdos conquista resultados orgânicos, haja vista que é pautado em qualidade e não em investimentos financeiros. 

Trace uma jornada para seu cliente

Após atender às necessidades dos clientes em potencial, é preciso traçar uma caminho para que os consumidores consigam adquirir os produtos ou serviços ofertados por uma empresa. 

Nesse contexto, para que esse processo ocorra de forma eficaz é necessário adotar a perspectiva dos consumidores. Assim, é preciso iniciar o mapeamento da jornada do cliente. 

Dessa maneira, é fundamental que o site forneça aos cliente um percurso descomplicado para que o cliente consiga prosseguir para as próximas etapas e, com isso, interagir com a marca. 

Mantenha a constância

A produção regular de conteúdos desempenha diversas funções dentro de uma empresa, ultrapassando o processo de venda. 

Esses conteúdos evidenciam o conhecimento que a corporação carrega, impulsionam a comunicação com os clientes e também apresentam o propósito de encantar a base de clientes, criando uma base de pessoas que defendem a sua marca. 

Com a utilização de ferramentas, como as redes sociais e e-mails de marketing, para propagar os conteúdos é possível alcançar um número significativo de pessoas, permitindo a construção de uma base sólida de leads e, posteriormente, a conversão deles em clientes. 

Assim, é crucial elevar a exposição por meio das redes sociais, engajando-se com os seguidores, realizando a seleção de conteúdos e compartilhando material próprio.