Marketing de Vendas:  estratégia para agregar valor à empresa!

O marketing de vendas é uma abordagem estratégica essencial para impulsionar o sucesso comercial de uma empresa, visto que objetiva promover produtos ou serviços para aumentar as vendas da empresa. 

Nesse contexto, envolve a implementação de estratégias para identificar e atrair potenciais clientes para o processo de vendas, garantindo, assim, uma boa experiência ao consumidor. 

Nos próximos tópicos, você encontrará um pouco mais sobre o marketing de vendas. 

O que é Marketing de Vendas?

O marketing de vendas consiste no processo de planejar e escolher os produtos ou serviços que melhor atendam às necessidades dos clientes em potencial. 

Nesse sentido, abrange a implementação de campanhas para persuadir o público alvo, evidenciando que a solução oferecida pela sua empresa é a melhor do mercado. 

Assim, é possível gerar novas oportunidades de negócio, ao promover estratégias que captam a atenção dos clientes durante o processo de vendas. Isso permite aumentar a base de clientes e, consequentemente, o lucro da empresa. 

Além disso, o marketing de vendas também envolve a superação dos entraves criados pelos clientes, ou seja, o desenvolvimento de um plano de ação para superar as objeções de vendas. 

Qual a importância do Marketing de Vendas?

Como mencionado anteriormente, o marketing de vendas é voltado para o processo de prospectar clientes e, por conseguinte, impulsionar as vendas dos produtos ou serviços da marca

Nesse sentido, investir no marketing de vendas é fundamental para o sucesso de toda empresa, haja vista que, além de expandir a base de consumidores, promove o aumento da receita mensal e a fidelização de clientes

Além disso, também é importante investir no pós-venda, pois permite construir uma relação de confiança entre a empresa e os clientes. Isso agrega valor à empresa, tornando-a preferida pelos consumidores. 

Essa preferência é estabelecida não apenas pela qualidade da compra, mas também pela experiência de consumo e pelos benefícios oferecidos pela empresa.

Assim, os clientes representam uma base de divulgadores indiretos, o que impulsiona a imagem da empresa no mercado. 

Como fazer Marketing de Vendas?

A realização do marketing de vendas envolve diversas etapas e estratégias para promover produtos ou serviços, atrair clientes e garantir a fidelização com o passar do tempo. Confira como implementar o marketing de vendas:

Estude o público-alvo

Além de promover seus produtos ou serviços no mercado, é imprescindível conhecer o seu público e garantir que ele tenha interesse em sua marca. 

Assim, procure listar todas as informações pertinentes sobre os clientes, como gênero, profissão, hábitos, localização geográfica e preferências, a fim de criar a persona ideal para a empresa.

Apresentação do produto

Investir na apresentação do produto desperta o interesse dos clientes em potencial em conhecer a sua marca. 

Assim, elabore uma mensagem publicitária que cause impacto significativo nos clientes ideais. Além disso, os aspectos visuais do produto também estabelecem uma comunicação visual eficaz. 

Sendo assim, a finalidade é, justamente, gerar uma identificação com o cliente, de forma que a sua empresa permaneça na memória dos consumidores. 

Preço

Apesar dos fatores de qualidade e custo-benefício, os clientes consideram o preço ofertado pela empresa ao tomar uma decisão de compra. 

Nesse sentido, além de definir o preço dos produtos ou serviços, procure evidenciar outros recursos que influenciam a escolha do cliente, como as formas de pagamento. 

Além disso, busque evidenciar as vantagens e o valor agregado da sua marca, a fim de ganhar uma vantagem diante da concorrência. 

Ações promocionais

Abrange a implementação de estratégias para promover os produtos ou serviços no mercado, ou seja, é uma tática de divulgação. 

Assim, é importante conduzir o processo de forma criativa para despertar a atenção dos clientes para a campanha. 

Comunicação

A comunicação é uma peça-chave no marketing de vendas e, por conta disso, é preciso investir em variados canais de comunicação para atingir um número maior de pessoas. 

Além disso, é um espaço que permite um contato mais direto com os clientes, os quais depositam suas dúvidas, avaliações e feedbacks sobre os itens adquiridos. 

A partir dos insights recebidos, a equipe consegue direcionar as estratégias para melhorar a qualidade das soluções oferecidas, tornando o processo de vendas mais compatível com os clientes. 

Fidelização

Após atrair novos clientes para a empresa, os profissionais responsáveis pelo marketing de vendas precisam desenvolver ações para garantir a permanência dos consumidores. 

Nesse sentido, uma estratégia muito empregada no mercado é o oferecimento de benefícios, como brindes e programas de fidelidade, aos clientes, o que também contribui para atrair a atenção do público. 

Assim, os clientes tendem a continuar comprando com a sua marca ou retornam a comprar após um período afastado. 

Acompanhe seus resultados

O acompanhamento das estratégias de vendas é muito importante para verificar se os critérios utilizados estão gerando resultados positivos para a empresa. 

A partir disso, é possível identificar potenciais falhas e problemas, a fim de garantir o cumprimento das metas e objetivos estipulados pela organização. 

9 estratégias de Marketing de Vendas

Confira as principais estratégias de marketing de vendas que podem ser empregadas em seu negócio: 

1. Conheça o seu mercado alvo

Para conquistar novos clientes, é fundamental realizar uma pesquisa para compreender as necessidades e objetivos do público-alvo e, a partir disso, desenvolver campanhas mais assertivas.

Assim, procure entender a linguagem dos clientes, as plataformas digitais mais utilizadas e os produtos e serviços que eles mais consomem. Isso permite personalizar as estratégias e aumentar a taxa de conversão. 

2. Entenda o Ciclo de Compra

O ciclo de vendas consiste em um conjunto de etapas que acompanha os clientes até a finalização de uma compra. 

Nesse sentido, é muito comum os clientes abandonarem esse processo e, por isso, é responsabilidade da equipe de marketing e de venda garantir a permanência desses clientes no ciclo. 

Assim, é fundamental monitorar os clientes ao longo das etapas, por conta disso, procure adequar a linguagem a cada fase do ciclo de venda e esteja atento às necessidades e às dúvidas dos clientes para oferecer as melhores soluções. 

3. Conheça o seu ponto de venda exclusivo

Para aumentar as vendas, é preciso demonstrar aos potenciais clientes o diferencial de seus produtos ou serviços perante a concorrência.  

Assim, busque implementar diferentes estratégias que, além de evidenciar o valor da sua empresa no mercado, despertem a atenção dos clientes.

Isso pode envolver o isolamento de táticas que geram mais vendas e a utilização da publicidade do Google. 

4. Respeite o cliente

Ao iniciar o contato com o cliente, é fundamental conduzir as negociações de forma natural, ou seja, respeitando os limites impostos pelos clientes. 

Assim, ao fornecer todas as informações ao potencial cliente e permitir que eles decidam por si mesmos, é possível obter um aumento significativo nas vendas.

5. Lembre-se da retenção

Durante o funil de vendas, é preciso transmitir aos clientes confiança, ou seja, evidenciar que as soluções oferecidas são seguras e eficazes. 

Nesse sentido, o relacionamento construído entre vendedores e cliente influencia diretamente na retenção, pois uma experiência negativa com a empresa pode significar a perda de clientes. 

Assim, procure fornecer uma boa experiência aos clientes, haja vista que permite que eles divulguem a marca e retornem para futuras compras. 

6. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing de vendas direcionada às etapas da nova jornada do cliente e às fases do funil de vendas. 

Isso objetiva proporcionar valor aos consumidores ao longo do processo de vendas, o que pode ser realizado com estratégias de marketing de conteúdos relevantes para os clientes. 

Além disso, a segmentação de clientes combinada com a análise do funil de vendas e a produção de conteúdos estabelecem um fluxo de comunicação, o qual pode ser vinculado a diversos canais de marketing, como: 

7. Outbound Marketing

O Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional, é uma estratégia que utiliza propagandas e anúncios para promover os produtos ou serviços ofertados. 

Apesar de ser uma estratégia pouco utilizada, ainda representa uma parcela significativa do faturamento empresarial. No entanto, a partir do instante que a empresa corta o investimento, o retorno financeiro é encerrado. 

8. Redes sociais

As redes sociais permitem que as empresas se conectem com diversas pessoas. Além disso, com a segmentação das plataformas, as empresas conseguem alcançar o seu público-alvo

Nesse contexto, para utilizar as redes sociais como ferramentas de marketing de vendas, é fundamental criar um planejamento para cada plataforma utilizada. Assim, a equipe de vendas deve: 

  • definir a persona; 
  • selecionar a plataforma mais adequada para a abordagem;
  • compartilhar conteúdos relevantes;
  • promover o engajamento do público;
  • desenvolver iniciativas para atrair leads;
  • monitorar as métricas e as menções. 

Além disso, as empresas também podem contratar influenciadores digitais para divulgar sua marca e, com isso, atrair novos consumidores. 

9. Anúncios pagos

Os anúncios pagos, tática pertencente ao Outbound Marketing, é uma eficaz estratégia de marketing de vendas, haja vista que potencializa os resultados do negócio, principalmente, em vendas no meio digital. 

Esses anúncios podem apresentar diferentes objetivos, como a atração de novos clientes e remarketing.

Sendo assim, o Google Shopping representa uma ferramenta promissora, pois, ao destacar os produtos das empresas, impulsionam as visualizações e a atração de mais consumidores para os negócios.