Newsletter: estratégias eficazes para engajar e cativar o seu público!

Em um mundo cada vez mais digitalizado, as newsletters funcionam como uma ferramenta eficaz de comunicação e marketing, uma vez que permite manter o público atualizado, engajado e conectado à marca

Nesse sentido, tais boletins informativos, enviados por e-mail, objetivam compartilhar conteúdos relevantes, como atualizações da empresa, notícias do setor, dicas úteis e promoções exclusivas.  

Nos próximos tópicos, exploraremos um pouco mais sobre as newsletter, evidenciando seus benefícios, tipos e estruturação. 

O que é Newsletter?

A newsletter refere-se a um boletim informativo encaminhado por e-mail à base de contatos de uma empresa. Esses e-mails são enviados regularmente, ou seja, toda semana ou todo mês, a fim de nutrir os leads.

Os e-mails de newsletter representam um modelo de e-mail marketing amplamente utilizado para fortalecer o relacionamento com os consumidores, promover conteúdos pertinentes e propagar os produtos ou serviços. 

Sendo assim, a finalidade do newsletter é, justamente, propagar informações relevantes aos interesses do público-alvo, os quais podem ser: 

  • Atualização ou lançamento de produtos;
  • Notícias recentes do mercado de atuação;
  • Ofertas temporárias; 
  • Eventos relevantes; 
  • Inovações do blog da organização. 

Dessa forma, ao encaminhar conteúdos de forma periódica, permite evidenciar a imagem da empresa no mercado, contribuindo, com isso, para aumentar a venda das soluções oferecidas.  

Benefícios do envio de Newsletters

O newsletter representa um artifício amplamente utilizado na nutrição de leads, justamente, porque envolve os clientes em potenciais em conteúdos relevantes divulgados no blog

Além disso, esse modelo de boletim informativo, ao promover a leitura do blog ou a procura dos produtos ou serviços da empresa, é responsável por deixar a marca em evidência

Assim, ao enviar conteúdos de forma recorrente, a marca permanece na memória da base de contatos, o que permite aumentar a taxa de conversão

Além dos benefícios citados acima, o newsletter também possibilita: 

  • Estabelecer vínculos com leads e clientes;
  • Potencializar as vendas; 
  • Ampliar a variedade de conteúdos de marketing distribuídos; 
  • Promover um custo-benefícios eficaz;
  • Investir na imagem da marca no mercado. 

Como criar um Newsletter?

Confira, logo abaixo, o passo a passo para criar um newsletter eficaz: 

1. Estabelecer os objetivos

Primeiramente, é essencial definir os objetivos esperados pela empresa com esse modelo de e-mail marketing, os quais podem ser: 

2. Segmentar a lista de contatos

Segmentar os leads é fundamental para garantir o sucesso na conversão de clientes. 

Nesse sentido, compreender o perfil de cada contato é essencial para direcionar os conteúdos de acordo com a etapa da jornada de compra que cada leads está inserido. 

Assim, é preciso enviar e-mails mais personalizados, ou seja, compatíveis com os interesses de cada cliente. 

3. Elaborar o conteúdo

Após definir o público, é preciso estabelecer o tipo, o formato e o layout dos conteúdos. 

Essa é uma etapa muito importante do marketing de conteúdos, já que uma estruturação eficaz dos e-mails permite que os clientes em potencial obtenham as informações que necessitam de forma clara e objetiva. 

4. Investir em uma plataforma de e-mail eficaz

A escolha de uma ferramenta de e-mail marketing é uma etapa essencial, haja vista que plataformas pouco confiáveis podem trazer prejuízos a empresa. 

Dessa forma, as ferramentas não confiáveis podem classificar os e-mails como spam, o que interfere na entrega dos conteúdos e prejudica a imagem da marca. 

5. Otimizar o texto

Compreender o que a newsletter tem a comunicar é tão importante quanto estruturar o formato e o tipo de conteúdo. 

Assim, diversas otimizações podem ser empregadas para aprimorar o texto e a taxa de conversão de clientes. 

Confira algumas dicas de copywriting que podem ser implementadas: 

  • Demonstre exclusividade; 
  • Seja objetivo;
  • Insira um CTA;
  • Utilize verbos no imperativo;
  • Evite o uso excessivo de jargões. 

6. Invista em um layout e design mais minimalista 

Uma apresentação esteticamente mais minimalista é um recurso que permite atrair a atenção dos contatos. 

Dessa forma, procure introduzir templates mais clean e modernos, com um amplo espaço entre as imagens e o texto. Isso direciona a atenção para os elementos relevantes do texto. 

7. Avalie a utilização de imagens e vídeos

A implementação de elementos visuais nas comunicações corporativas é fundamental para tornar o texto mais atrativo e, com isso, cativar a atenção dos leads

No entanto, pensando em newsletter, é importante ter precauções, pois não são todos os clientes de e-mail marketing que exibem imagens e vídeos da mesma maneira. 

Assim, é essencial apresentar templates codificados e organizados de forma mais precisa e eficaz. Além disso, realizar testes antes do envio permite evitar falhas na apresentação do conteúdo

8. Invista em assuntos atrativos

Para que os usuários tenham interesse em abrir o e-mail, é preciso criar um assunto atrativo, ou seja, que desperte a curiosidade do leitor. 

Assim, invista em um assunto objetivo, criativo e alinhado com o conteúdo do e-mail

9. Realize testes A/B

Os testes A/B são ferramentas utilizadas para avaliar o desempenho de uma determinada campanha, a fim de identificar problemas e melhorar a taxa de conversão de clientes. 

Tipo de conteúdo para Newsletter

Existem diversos tipos de conteúdos que podem ser incluídos em uma newsletter. Sendo assim, confira alguns exemplos: 

Atualização de blog

Caso a sua empresa tenha um blog, procure utilizar a newsletter para encaminhar as postagens semanais. 

Assim, ao enviar os links dos conteúdos com uma rápida descrição do conteúdo, o engajamento do público com a marca aumenta, pois estará sempre atualizado das novidades da empresa ou do mercado de atuação. 

Pesquisa de satisfação

O e-mail é uma eficaz ferramenta para recolher feedbacks dos clientes. Nesse sentido, desenvolva um fluxo de automação para enviar uma pesquisa de satisfação aos usuários que realizaram alguma compra na empresa. 

Dessa forma, a pesquisa de satisfação precisa conter perguntas simples e objetivas, a fim de coletar informações sobre o desempenho dos produtos ou serviços para cada consumidor. 

Lançamento de produtos

A newsletter, por funcionar como uma ferramenta de lembretes, permite manter os inscritos engajados com os próximos lançamentos da marca. 

Além disso, também possibilita encaminhar convites para os eventos de lançamentos, bem como para ações de pré-lançamento. 

Como estruturar um Newsletter?

Após entender os tipos de conteúdos que podem ser vinculados na newsletter, confira, logo em seguida, como criar uma estrutura eficaz de newsletter: 

Design da newsletter

O design da newsletter deve ser compatível com a identidade visual da marca. Dessa forma, as cores, os recursos gráficos, a tipografia e o tom da comunicação da empresa devem estar em harmonia com o projeto da newsletter. 

Assunto

O assunto do e-mail deve ser estruturado de forma objetiva e atrativa, a fim de conquistar a atenção do usuário, para que ele tenha interesse em clicar no e-mail. 

Assim, desenvolva um assunto com um limite de 50 caracteres. Além disso, procure utilizar gatilhos mentais e títulos criativos para despertar a curiosidade dos usuários. 

Copywriting

O conteúdo do e-mail deve apresentar informações relevantes para ampliar o conhecimento dos usuários. 

Assim, ao final do texto, introduza CTA para que os leads consigam acessar determinado link ou, até mesmo, baixar materiais educativos. 

Promocional x informativa

A newsletter promocional é empregada para divulgar determinados produtos ou serviços, eventos e promoções exclusivas , a fim de promover o avanço dos leads na jornada do cliente

Já a newsletters informativa, é orientada para transmitir informações, notícias e conteúdos relevantes para a base de contatos. Isso permite nutrir os leads e manter os clientes engajados com os assuntos de seu interesse. 

Qual a diferença entre e-mail marketing e Newsletter?

Apesar do e-mail marketing e a newsletter utilizarem o e-mail como um recurso para enviar conteúdos, essas abordagens apresentam diferenças significativas. 

Nesse sentido, o e-mail marketing é voltado para a divulgação de produtos ou serviços específicos, utilizando, para isso, estratégias específicas, como segmentação e envio automático de conteúdos orientados a copywriting. 

Por outro lado, a newsletter concentra-se em temas relevantes para o público-alvo, a exemplo de campanhas com assuntos mais personalizados, notícias, atualizações do setor de atuação do lead, instruções, entre outros. 

Além disso, enquanto o e-mail marketing é orientado para o aumento da taxa de conversão, a newsletter é focada na nutrição de leads e promoção da marca no mercado. 

Você conhece a Newsletter do EmpresAqui?

O EmpresAqui é uma empresa do ramo da tecnologia comprometida com o processamento de uma base de dados com mais de 59 milhões de empresas, o que auxilia nas estratégias de vendas e prospecção dos nosso clientes. 

Esses recursos estão disponíveis em um plataforma online, a qual apresenta filtros exclusivos que permitem segmentar a aprimorar suas conversões, criando listas de empresas mais alinhadas ao seu modelo de prospecção B2B.Inscreva-se na nossa newsletter, fazendo o cadastro gratuito no EmpresAqui, para receber as últimas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!