E-mail de Prospecção: abordagem ideal para expandir a base de clientes

O e-mail de prospecção é uma ferramenta valiosa para o setor de vendas de toda empresa. Nesse sentido, com um contexto extremamente conectado, o e-mail oferece uma maneira eficaz de iniciar uma conversa com potenciais clientes

No entanto, escrever e-mails de prospecção requer habilidade e estratégia para atender as necessidades dos leads, garantindo, assim, a expansão da base de contatos. 

Sendo assim, continue com a gente para entender um pouco mais sobre essa ferramenta de prospecção. 

O que é E-mail de Prospecção?

O e-mail de prospecção, ou cold e-mail, refere-se a uma abordagem de Outbound Marketing utilizada por vendedores e consultores para atrair clientes em potencial para os negócios da empresa. 

Nesse sentido, por ser uma estratégia empregada por empresas de diversos setores e portes, é fundamental que as mensagens sejam personalizadas e chamativas, justamente, para cativar a atenção dos prospects

Dessa forma, ao elaborar mensagens assertivas, é possível engajar os potenciais clientes com os produtos e serviços oferecidos pelas corporações e, com isso, desenvolver um relacionamento comercial para expandir a base de clientes.

Quando e como usar um E-mail de Prospecção?

Como mencionado anteriormente, o e-mail de prospecção é um importante instrumento da estratégia de Outbound Marketing. Nesse viés, a empresa é encarregada de segmentar e abordar os clientes em potencial de forma ativa. 

No contexto das vendas B2B, a comunicação com os leads por meio de e-mails é essencial, visto que é uma estratégia que objetiva manter a atenção dos prospects desde o primeiro contato

Além disso, por ser amplamente utilizada pelas empresas, as mensagens precisam se destacar. Por conta disso, procure estruturar a abordagem de forma prática, memorável, informativa e pouco invasiva. 

Por conta disso, no próximo tópico, você irá descobrir como elaborar um e-mail de prospecção eficiente, a fim de cativar a atenção do público-alvo para o seu negócio. 

Como montar um E-mail de Prospecção?

Elaborar um e-mail de prospecção eficaz requer uma abordagem estratégica e direcionada às necessidades dos clientes em potencial. Confira, logo abaixo, alguns elementos cruciais ao elaborar um e-mail: 

Se atente para o assunto do seu e-mail de prospecção

Antes de pensar no conteúdo do corpo do e-mail, é fundamental elaborar um assunto que chame a atenção do cliente em potencial, garantindo, assim, que ele abra o e-mail

Nesse sentido, elabore um assunto atrativo que contenha de 20 a 40 caracteres, haja vista que pode ser lido completamente pelo prospect. Assim, confira algumas dicas para aplicar em seu e-mail: 

  • elabore um assunto personalizado;
  • introduza dados estatísticos para despertar a atenção;
  • desperte sentimentos no assunto do e-mail;
  • insira cenários e eventos contemporâneos;
  • utilize termos-chave do seu negócio;
  • evite clichês. 

Dessa maneira, invista em um assunto que seja relevante e devidamente alinhado ao contexto do lead, a fim de aumentar o engajamento e a taxa de resposta

Se dedique no texto 

Após elaborar um assunto que desperte a atenção do prospect, é preciso manter a coesão e a coerência no corpo do e-mail para garantir a plena compreensão da mensagem pelos leitores. 

Nesse contexto, procure elaborar um texto que seja breve, relevante e personalizado, a fim de acrescentar valor suficiente nos leads, para que eles se sintam motivados a responder o e-mail da empresa

Sendo assim, para contextualizar o lead, o indicado é iniciar o corpo do e-mail com a origem do contato, bem como destacar os desafios, características e informações sobre os clientes em potencial. 

Veja algumas dicas: 

  • destaque a palavra-chave em negrito;
  • insira links para materiais relevantes, considerando a etapa da jornada de compra do prospect;
  • limite-se a duas perguntas simples e específicas;
  • forneça propostas mais personalizadas; 
  • apresente exemplos de sucesso similares à situação que o lead se encontra. 

Apresente você e sua empresa

Ao elaborar o e-mail, certifique-se de realizar uma apresentação, evidenciando quem é você e a sua empresa. Para isso, siga algumas dicas: 

  • priorize as necessidades dos clientes em potencial;
  • forneça uma breve apresentação da empresa;
  • explique a origem do contato;
  • garanta a atenção do prospect desde o início;
  • seja objetivo na mensagem;
  • gere valor e concentre-se em resolver os problemas;
  • demonstre resultados anteriores;
  • utilize gatilhos mentais;
  • guie o prospect para a tomada de decisão;
  • encerre o e-mail com seu nome, função e meios de contato. 

Cuide da aparência do e-mail

A estrutura do e-mail abrange três características fundamentais: visual, mensagem e texto

Pensando na apresentação visual, procure uma forma mais simples. Assim, evite a utilização de muitas imagens, excesso de realce de texto (a exemplo negrito, itálico e cores chamativas) e textos muito longos. 

Além disso, um e-mail eficaz pode ser lido e compreendido rapidamente, já que mantém a atenção do cliente e aumenta a probabilidade de resposta. 

Personalize a mensagem

Empregar o mesmo padrão de e-mails em todas as abordagens representa uma das principais falhas no setor de vendas empresariais. 

A partir disso, para envolver o lead de forma eficaz, é essencial desenvolver mensagens personalizadas que se destaquem diante do elevado volume de e-mails recebidos diariamente pelos prospects

No entanto, isso não quer dizer que os profissionais responsáveis pelo setor de vendas devem redigir de forma manual cada e-mail de prospecção. 

Sendo assim, o ideal é fazer uso de modelos pré-definidos, porém com áreas reservadas para a personalização, como o nome do destinatário, nome da empresa, entre outros detalhes. 

Faça call to action 

Pensando no modelo de vendas consultivas, a prospecção comercial por e-mails não, necessariamente, deve ser pautada em vendas agressivas. 

Sendo assim, o call to action, ou chamada para ligação, consiste em uma abordagem para conduzir os prospects para as etapas seguintes do processo de vendas da organização

Dessa forma, é crucial finalizar os e-mails sugerindo ao prospect qual o próximo passo que ele deve percorrer na jornada de compra. Além disso, é fundamental conduzir toda a orientação de maneira amigável. 

Exemplos de E-mail de Prospecção

Para elaborar um e-mail de prospecção eficiente, é essencial entender o perfil do cliente, a organização empresarial e do ramo de atuação. 

Sendo assim, ao considerar esses elementos, diversas abordagens podem ser aplicadas para atender as necessidades específicas de cada cliente. Confira: 

Técnica PAS (Problema — Agitar — Solução)

Oi, [nome do prospect]! Tudo bem?

Ao conversar com diversos profissionais do ramo de restaurantes da sua região, percebi que um desafio frequente enfrentado por estabelecimentos como o seu é, justamente, manter a qualidade do serviço de delivery. 

Quando essa situação não se concretiza, o restaurante pode enfrentar diversos problemas, como: 

  • feedbacks negativos dos clientes;
  • redução da fidelidade do cliente;
  • diminuição das recomendações do estabelecimento. 

Esses problemas podem ser superados ao utilizar embalagens eficientes, que proporcionam [cite os benefícios e vantagens que a empresa do lead pode obter com esses métodos]. 

Gostaria de saber como a sua equipe enfrenta essa questão no [nome do restaurante do lead]? 

Estaria disponível para uma conversa sobre esse assunto?

Atenciosamente, 

[Assinatura do vendedor]

Gatilho de prova social

Olá, [Nome do cliente em potencial]! Como vai?

Ao visitar o LinkedIn, deparei-me com o perfil da sua empresa e fiquei muito impressionado com os recentes sucessos alcançados pelo [Nome do restaurante]. 

Por isso, estou entrando em contato para evidenciar como a nossa empresa tem auxiliado outros restaurantes a aumentar a taxa de pedidos em 20% em apenas alguns meses. 

Estou convencido que as nossas embalagens inteligentes podem contribuir significativamente para melhorar a experiência dos seus clientes. Assim, gostaria de marcar uma reunião para discutir mais detalhes. 

Se estiver interessado, estou disponível para agendarmos um horário. 

Aguardo o seu contato. 

Atenciosamente, 

[Assinatura do vendedor]

Desafio do prospect

Olá, [Nome do lead]!

Eu me chamo [Nome do vendedor] e represento a empresa [nome da empresa do vendedor], a qual é especializada no fornecimento de embalagens de alimentos. 

Notei que você, recentemente, acessou o nosso conteúdo sobre a importância de embalagens eficientes para garantir uma boa apresentação e conservação dos pratos. 

Por conta disso, estou entrando em contato para apresentar alguns modelos de embalagens inteligentes que podem contribuir significativamente para a satisfação dos seus clientes. 

Gostaria de saber qual o momento mais adequado para agendarmos uma conversa. 

Atenciosamente, 

[Assinatura do representante]

Contato em comum

Olá, [Nome do prospect]! Tudo bem?

Estou entrando em contato por recomendação do [Nome da pessoa que indicou]. Meu nome é [Nome do representante] e represento a empresa [Nome da empresa], uma corporação líder em soluções de embalagens para restaurantes.. 

O [Nome da pessoa que indicou] enfatizou a importância de discutir com você os objetivos do [Nome do restaurante] em se destacar como um dos principais serviços de delivery da região. 

Acredito sinceramente que podemos contribuir para alcançar esse objetivo! Seria possível agendar uma reunião para conversarmos um pouco mais sobre isso?

Estou disponível para uma visita no dia [data disponível]. Funciona para você? 

Atenciosamente, 

[Assinatura do representante]

Caso de sucesso

Olá, [Nome do cliente em potencial]!

Meu nome é [Nome do vendedor] e integro a equipe da  [Nome da empresa do representante]. Nossa empresa é especializada na produção de embalagens para restaurantes, com entrega em todo o território brasileiro. 

Estou entrando em contato para compartilhar um exemplo de sucesso que ocorreu em [localização]. O restaurante [Nome do restaurante] conseguiu aumentar a satisfação de seus clientes com o padrão de nossas embalagens. 

Seria possível agendarmos uma chamada telefônica, para que eu possa fornecer mais informações sobre esse e outros casos de sucesso relacionados aos nossos produtos?

Estou disponível no dia [Data disponível], às [Horário disponível]. Aguardo sua disponibilidade para continuarmos com a conversa. 

Atenciosamente, 

[Assinatura do representante]