SaaS: a solução de software para contratar aplicativos online!

O modelo empresarial Software as a Service (SaaS) tem ganhado popularidade nos últimos tempos, justamente por proporcionar soluções a empresas de diversos setores e portes. 

Nesse sentido, o SaaS consiste em um modelo de software baseado na nuvem, isto é, todos os recursos ficam armazenados digitalmente e podem ser acessados por meio da conexão à internet. 

Dessa forma, as empresas que desejam contratar tais serviços precisam pagar pelas funcionalidades que irão utilizar. Nos próximos tópicos, você irá descobrir um pouco mais sobre esse assunto. 

O que são empresas SAAS?

O SaaS, ou Software as a Service, refere-se ao modelo capaz de fornecer softwares e soluções tecnológicas pela internet. A exemplo, pode-se citar emails, calendários e instrumentos do Office. 

Nesse contexto, com a utilização desse modelo baseado na nuvem, a empresa não necessita realizar a instalação, conservação e a atualização de hardwares ou softwares, haja vista que o acesso é feito por meio da conexão com a internet.

Para acessar as soluções completas de softwares oferecidas, é possível realizar a compra de um modelo conforme o uso, fornecido por um provedor de serviço de nuvem. 

Além disso, os aplicativos SAAS também são conhecidos como softwares com base na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados

Sendo assim, esses aplicativos podem ser efetivados nos servidores dos fornecedores, os quais são responsáveis por administrar o acesso e garantir a segurança, conectividade e servidores essenciais para o serviço. 

Quais as vantagens de um SAAS?

As vantagens de um modelo SaaS incluem: 

1. Acesso a aplicativos sofisticados

Para disponibilizar aplicativos SaaS aos usuários, não é preciso comprar, instalar, atualizar ou conservar hardware, middleware ou software. 

Esse modelo permite que aplicativos empresariais avançados, como ERP e CRM, sejam acessíveis a empresas que não possuem recursos para adquirir, implementar e administrar a infraestrutura e o software.

2. Pagamento pelo serviço utilizado 

O serviço de SaaS possibilita que os usuários economizem, visto que apresenta uma escalabilidade vertical e horizontal conforme o grau de utilização por cada usuário. 

3. Disponibilidade de um software cliente gratuito

A maioria dos aplicativos SaaS podem ser acessados pelos usuários diretamente pelo navegador Web. Esse modelo não necessita de download ou instalação de software, embora alguns exigem plugins

Dessa forma, não é preciso comprar ou instalar software específicos para os usuários. 

4. Mobilização do trabalho 

O SaaS simplifica a mobilização do trabalho, permitindo que os usuários acessem recursos SaaS de qualquer computador ou dispositivo móvel com conexão à internet. 

Nesse sentido, não é necessário executar a operação de aplicativos para variados modelos de dispositivos, pois o fornecedor de serviços já realizou essa etapa. 

Além disso, não é preciso apresentar um especialista em segurança de computação móvel, já que o provedor consta com um serviço para garantir que os dados estejam seguros nos dispositivos utilizados. 

5. Acesso aos dados de qualquer lugar

Ao armazenar as informações na nuvem, os usuários têm acesso às suas informações em qualquer computador ou dispositivo móvel com conexão à internet. 

Além disso, enquanto os dados permanecerem armazenados na nuvem, não há perda de informações caso ocorra uma falha no aparelho utilizado. 

Quais são os principais modelos de vendas SaaS?

A organização SaaS pode empregar diversas abordagens de venda para conquistar novos clientes. Logo abaixo, você encontra os principais modelo disponíveis, confira: 

Freemium

O Freemium representa o modelo com maior destaque entre as corporações SaaS. 

Nesse sentido, representa um tipo de negócio gratuito, porém os usuários que desejam acesso a funcionalidades adicionais devem realizar o pagamento de uma mensalidade ou taxa pela utilização dos recursos. 

A finalidade é conquistar novos usuários, por intermédio de uma oferta gratuita, permitindo que eles experimentem os serviços oferecidos e, posteriormente, escolham por uma opção mais avançada. 

No freemium, a venda tende a ser mais eficaz, pois o cliente já teve uma experiência prática com a ferramenta, o que ajuda a superar possíveis objeções. 

Assim, o modelo freemium também representa uma estratégia de marketing para expandir a base de clientes da empresa

Free trial 

O Free Trial representa outro modelo de atração de novos clientes pautado numa experimentação gratuita. 

No entanto, ao contrário do freemium, que contém funcionalidades limitadas na versão gratuita, o free trial impõe uma restrição de tempo, podendo se estender de 7 a 30 dias.

Durante esse tempo, os clientes normalmente apresentam acesso a todos os recursos disponíveis, mas precisam pagar se desejarem continuar utilizando o serviço após o período de avaliação. 

Semelhante ao modelo freemium, o cliente tem a oportunidade de experimentar o serviço antes de decidir se irá concluir a compra. 

Self service 

Na abordagem self-service, os próprios clientes adquirem os serviços, ocorrendo de forma simples e ágil.  Nesse contexto, as empresas disponibilizam uma página contendo informações sobre os planos, recursos e preços. 

Após realizar a sua escolha, o usuário é guiado pelo checkout, efetua o pagamento e obtém acesso à ferramenta. Sendo assim, é fundamental que a corporação ofereça páginas com excelente usabilidade. 

Assim, é viável impulsionar as vendas sem depender de uma estratégia personalizada dos vendedores para cada cliente em potencial. 

Inside sales 

Na modalidade Inside sales, a equipe de vendas faz contato com os clientes remotamente para vender os serviços oferecidos, dispensando, com isso, uma comunicação presencial. 

Nesse sentido, o vendedor ou consultor de vendas precisa compreender os problemas e necessidades dos clientes para indicar a solução mais adequada. 

Esse método é muito empregado em vendas B2B, principalmente em transações de alto valor, haja vista que requer um contato próximo com o cliente e, frequentemente, a adaptação de preços e serviços. 

Field sales

O Field sales consiste nas vendas externas, ou seja, na interação direta entre vendedores e clientes. 

Tal como ao inside sales, a equipe busca entender as necessidades individuais de cada cliente para oferecer soluções mais personalizadas

Dessa maneira, a diferença é justamente que, no modelo field sales, o vendedor estabelece um contato presencial com os clientes para compreender sua situação e conduzir a negociação.

Exemplos de empresas SAAS

No mercado, diversas empresas atuam oferecendo serviços SaaS, veja algumas delas: 

EmpresAqui

O EmpresAqui é um Saas B2B, uma ferramenta destinada para a captura de leads B2B, a qual abrange dados de diversas empresas de todo o território brasileiro. 

Nesse contexto, apresenta em seus sistema um conjunto de filtros que permite pesquisar por localização, tamanho da empresa, faturamento, entre outros. 

Alura

A Alura é uma aplicação e-learning que emprega o modelo de SaaS. Nesse contexto, refere-se a uma plataforma de cursos de tecnologia, abrangendo programação, data science, UX & Design, por exemplo. 

Assim, ao realizar a assinatura, os clientes têm acesso a todos os cursos disponíveis na plataforma, os quais oferecem certificado após a conclusão. 

RD Station

A empresa Resultados Digitais abrange as plataformas RD Station, a qual apresenta importantes setores de atuação, como: 

  • RD Station Marketing: responsável pelas estratégias de marketing digital; 
  • RD Station CRM: destinada para a condução das atividades comerciais. 

VTEX

A VTEX, multinacional brasileira, apresenta uma ferramenta de comércio eletrônico na nuvem, conhecida como VTEX Cloud Commerce. 

Nesse sentido, para contratar os serviços da VTEX, é preciso conversar com os consultores de vendas , os quais utilizam a abordagem inside sales. 

O que são vendas SaaS?

Confira as principais vendas SaaS presentes no mercado: 

Self service

O cliente é responsável pelo cadastro, utilização, assinatura e pagamento do serviço. 

Nesse sentido, os vendedores não participam do processo de vendas, haja vista que fica disponível para os clientes um aplicativo, site ou landing page para o usuário realizar o acesso e a conversão. 

Esse tipo de venda SaaS geralmente é destinado para processos com um preço reduzido, bem como para tomada de decisões mais fáceis. 

Transacional 

O modelo de vendas SaaS transacional é destinado para as soluções mais complexas e que apresentam um valor elevado. 

Além disso, exige um esforço a mais da empresa, uma vez que precisam impulsionar a equipe de marketing e vendas aumentar a eficiência do funil de vendas.

Empresarial

O modelo empresarial é indicado tanto para as soluções com um elevado grau de complexidade, quanto para aquelas que necessitam de maiores investimentos. 

Geralmente, esse tipo de venda SaaS abrange uma equipe de vendas mais complexa. 

Quais são as diferenças entre empresas SaaS e softwares?

A principal diferença entre as empresas SaaS e softwares é, justamente, o local onde os dados são armazenados

Nesse sentido, enquanto o software precisa ser instalado nos dispositivos da empresa que contratou o serviço, o SaaS é acessado por um navegador web, já que os dados ficam hospedados na nuvem

Além disso, o serviço de software não necessita de uma instalação específica para cada usuário, haja vista que os recursos são padronizados. Assim, cada cliente deve escolher a opção mais compatível com as suas necessidades. 

Sendo assim, para que uma organização seja classificada como SaaS, o software precisa ser pautado em serviços e deve ser acessado por algum navegador web ou por aplicativos nos dispositivos móveis.

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.