Como fidelizar clientes e aumentar o lucro do seu negócio

Adotar estratégias para fidelizar clientes pode ajudar a aumentar o lucro do seu negócio e fortalecer sua marca no mercado.

Neste texto, vamos explorar algumas dicas e técnicas para fidelizar clientes e mudar os rumos do seu negócio.

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é um conjunto de ações que visam manter e fortalecer o relacionamento com os consumidores de uma empresa, com o objetivo de aumentar a sua lealdade e, consequentemente, o seu engajamento e frequência de compra.

Essas ações podem incluir o desenvolvimento de programas de recompensas, o oferecimento de descontos, a personalização do atendimento, entre outras estratégias.

Por que devo fazer ações para fidelizar clientes?

Porque manter um cliente satisfeito é muito mais barato do que conquistar um novo. De acordo com Philip Kotler, conhecido como pai do marketing, conquistar novos clientes pode ser entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente existente.

Isso acontece porque um cliente existente já superou a barreira de compra do seu produto, fazendo com que o trabalho de engajamento seja muito mais vantajoso que a prospecção de novos clientes.

Além disso, um cliente fiel pode trazer mais lucro para o negócio, já que ele tende a comprar mais e a recomendar a empresa para outras pessoas, gerando um efeito cascata positivo.

Vantagens da fidelização de clientes

A fidelização de clientes pode trazer uma série de vantagens para as empresas, tais como:

  • Aumento da receita;
  • Redução dos custos de marketing;
  • Maior previsibilidade de vendas;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Maior engajamento e lealdade;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Entre outras.

Assim, a fidelização de clientes se apresenta como uma estratégia de longo prazo não só para aumentar os lucros da sua empresa, mas para posicioná-la de forma positiva em relação ao mercado.

7 dicas de como fidelizar clientes

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para fidelizar clientes, como por exemplo: oferecer um atendimento personalizado, disponibilizar canais de atendimento eficientes, desenvolver programas de recompensas, oferecer descontos e promoções, criar conteúdo relevante, entre outras ações.

A seguir destacamos 7 dicas para a fidelização de clientes.

Conheça seu cliente  e peça feedbacks

Conheça bem o seu público-alvo e entenda as suas necessidades e expectativas. 
Peça aos seus clientes que avaliem sua empresa e seus serviços, e utilize esses feedbacks para melhorar continuamente a experiência de compra.

Você pode coletar feedbacks através de formulários de pesquisa, modais, e-mail, entre outras ferramentas. Aproveite para melhorar seu produto e atendimento.

Conheça seus concorrentes

Conheça seus concorrentes e se diferencie deles, oferecendo um serviço e produto únicos.

Pesquise por termos relacionados ao seu negócio no Google e redes sociais, veja quais empresas aparecem como suas concorrentes e teste seus serviços.

Dessa forma você poderá simular uma experiência e extrair insights para o seu negócio.

Ofereça atendimento personalizado e eficiente

Ofereça um atendimento personalizado, que demonstre interesse e cuidado com cada cliente.

Além disso, disponibilize canais de atendimento eficientes e ágeis, que permitam ao cliente resolver seus problemas e dúvidas de forma rápida e satisfatória.

Esses canais de atendimento podem se dar por mensagens instantâneas pelo WhatsApp, redes sociais, chats no seu site ou por ligações e e-mails.

Crie programas de fidelidade

Desenvolva programas de recompensas que sejam realmente atrativos e que ofereçam benefícios relevantes para os clientes, além de fazer sentido dentro do contexto do seu negócio.

Isso estimula o cliente a continuar utilizando seus produtos ou serviços.

Ofereça suporte pós-venda

Ofereça um suporte pós-venda de qualidade, que ajude o cliente a usar seus produtos ou serviços de forma eficiente e a solucionar eventuais problemas.

Para fidelizar clientes essa etapa é essencial. Não basta investir todo o esforço apenas na captação de novos clientes, depois que a venda foi realizada é necessário acompanhar o cliente e entender suas necessidades.

Mantenha contato com o cliente

Mantenha-se em contato com seus clientes por meio de newsletters, e-mails personalizados, eventos exclusivos e outras iniciativas que mantenham o relacionamento ativo e próximo.

Isso faz com que o cliente não se esqueça da sua empresa e esteja sempre por dentro das atualizações e novidades.

E aí, gostou desse conteúdo? Então conta aqui pra gente nos comentários que estratégias você tem utilizado para fidelizar clientes no dia a dia.

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.