8 Dicas infalíveis para de Como Vender de Serviços de Contabilidade

A venda de serviços contábeis pode ser um desafio, pois envolve não apenas a demonstração de competência técnica, mas também a construção de um relacionamento sólido e de confiança com os clientes. 

Nesse contexto, diferente de outros tipos de serviços, a contabilidade exige uma abordagem consultiva, em que a empresa precisa entender profundamente as necessidades do cliente e apresentar soluções personalizadas. 

Sendo assim, nos próximos tópicos, iremos explorar dicas essenciais para impulsionar os serviços contáveis no mercado e, com isso, conquistar um público fiel. Vamos lá?!

O que precisa ser considerado ao Vender Serviços Contábeis?

Para vender serviços contábeis, é necessário um diálogo claro e objetivo, apresentando os benefícios e os resultados obtidos.

Nesse sentido, a contabilidade também pode ter variações na qualidade, haja vista que depende da competência dos profissionais envolvidos. Por conta disso, é crucial evidenciar suas habilidades como contator. 

Esse posicionamento também contribui para justificar os honorários cobrados, uma vez que serviços personalizados e consultivos possuem um valor agregado maior do que soluções padronizadas.

Dessa forma, ao adotar essas estratégias, torna-se mais fácil fortalecer a percepção de valor dos seus serviços contábeis, conquistar novos clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio.

8 dicas de Como Vender Serviços de Contabilidade

A venda de serviços de contabilidade necessita de uma abordagem estratégica, focada em demonstrar valor, construir confiança e atender às necessidades específicas dos clientes. 

Sendo assim, logo abaixo, você encontra algumas dicas para impulsionar seus serviços contábeis no mercado e, com isso, aumentar a base de clientes. Veja: 

1. Conheça seu público-alvo

Identificar o público-alvo é essencial para direcionar os serviços contábeis às pessoas certas, sendo um passo fundamental para aumentar a eficiência das vendas.

Nesse contexto, compreender as características e os desafios dos clientes permite estabelecer uma comunicação mais alinhada ao seu perfil e, com isso, criar soluções personalizadas para suprir as necessidades dos clientes.

Dessa maneira, a mensagem torna-se mais objetiva e relevante, fortalecendo o relacionamento com os clientes e agregando valor ao serviço prestado.

2. Compreendas as necessidades do seu público-alvo

Para se destacar no mercado contábil, é essencial entender a fundo as necessidades dos clientes, desde as mais gerais até as mais específicas. 

Esse conhecimento permite oferecer soluções mais personalizadas, as quais permitem agregar valor aos clientes e diferenciar seu serviço da concorrência.

Sendo assim,  o mapeamento de demandas pode ser realizado com pesquisas e análises de mercado, as quais ajudam a identificar os principais desafios enfrentados pelos clientes e propor soluções eficazes. 

3. Defina os diferenciais do seu negócio

Em um setor altamente competitivo, é essencial destacar-se diante da concorrência, o que pode ser representado a partir de diversos aspectos, como:

  • Rapidez na entrega de documentos e informações;
  • Alto nível de conhecimento técnico;
  • Atendimento personalizado e próximo do cliente;
  • Utilização de ferramentas tecnológicas especializadas;
  • Presença estratégica com unidades bem distribuídas;
  • Localização privilegiada.

Outra forma de ganhar relevância no mercado, é investir em um segmento específico, como escritórios de advocacia, grandes indústrias ou pequenas e médias empresas. 

4. Pesquise sobre as empresas disponíveis no mercado

Provavelmente, você já tem em mente algumas empresas que podem se interessar pelos seus serviços contábeis, seja de forma presencial, seja online. 

Nesse sentido, para aumentar suas chances de sucesso na prospecção,  é preciso coletar informações sobre o funcionamento dessas empresas, seus desafios, processos internos e objetivos. 

Com esses dados, será possível desenvolver uma abordagem estratégica e personalizada, demonstrando interesse em propor soluções eficazes aos clientes e, assim, criar uma conexão genuína logo no primeiro contato.

5. Invista em Marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz para atrair clientes para serviços contábeis, assim como para outros tipos de negócios, é criar um blog com conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Para garantir o sucesso dessa abordagem, é importante utilizar ferramentas de pesquisa que identifiquem as palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes em plataformas como o Google. 

Sendo assim, à medida que os leitores percebem que seu blog oferece informações úteis e interessantes, é possível que eles se inscrevam em sua newsletter, baixem materiais, como e-books, ou participem de webinars. 

Dessa maneira, a inscrição dos leitores é uma ótima oportunidade de manter contato e, assim, nutrir o relacionamento com os leads, aumentando as chances de convertê-los em clientes efetivos. 

6. Networking e parceria 

O networking através da participação em eventos, feiras, workshops e outras atividades relacionadas ao seu ramo de atuação na contabilidade é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes.

Esses eventos transmitem conteúdos valiosos que podem gerar novas perspectivas e soluções para as demandas dos seus clientes e, ao mesmo tempo, reforçar sua posição como referência no mercado.

7. Promova melhorias no processo de vendas

Para promover melhorias no processo de vendas, é essencial adotar uma abordagem integrada e focada na otimização contínua. Sendo assim, algumas ações importantes incluem:

  • Capacitação em vendas: workshops que abordam vendas consultivas e comunicação eficaz ajudam a compreender e transmitir os benefícios específicos dos serviços contábeis;
  • Automação de marketing e vendas: o uso de CRM para gerenciar leads e ferramentas de automação de e-mails permite fortalecer a conexão com os clientes e monitorar o engajamento;
  • Análise e ajustes: realizar avaliações constantes das campanhas e ajustar as estratégias com base em indicadores-chave para otimizar o desempenho e aumentar o impacto;
  • Feedback do cliente: obter opiniões por meio de pesquisas de satisfação e encontros regulares para identificar oportunidades de aprimoramento nos serviços e processos.

8. Utilize estratégias de pós-venda

Para garantir uma taxa expressiva de fidelização de clientes, é importante que os clientes se sintam valorizados e tenham uma boa experiência com a empresa. 

Nesse sentido, diversas estratégias podem ser utilizadas no pós-venda, como ações de comunicação e marketing, as quais abrangem o envio de presentes ou cartões em datas especiais, por exemplo. 

Além disso, é importante realizar reuniões periódicas, a fim de atualizar os clientes sobre o negócio, evidenciando as tarefas realizadas, os problemas que foram resolvidos, desafios em aberto e expectativas futuras. 

Sendo assim, a abordagem ongoing objetiva fornecer um acompanhamento contínuo e garantir que o cliente esteja sempre atualizado sobre o que está sendo feito por ele e sua empresa.

Por fim, oferecer serviços complementares ou novas soluções é uma forma de demonstrar o compromisso do seu negócio com as dores e necessidades dos clientes. 


Como o EmpresAqui pode te ajudar a Vender Serviços Contábeis?

O EmpresAqui pode te auxiliar combinando dados precisos com ferramentas de inteligência de mercado. Confira como ele pode impulsionar seus resultados:

  1. Mapeamento de mercado: a plataforma mapeia empresas por porte, setor (como comércio, serviços, indústria) e muito mais, permitindo que você direcione seus esforços para leads qualificados;
  2. Pesquisa por filtros avançados: utilize filtros da plataforma para segmentar seu público. Isso garante que sua abordagem seja personalizada e alinhada às dores do cliente;
  1. Filtro por data de abertura: facilita a identificação de novos negócios. empresas estão em fase de estruturação financeira e são mais propensas a contratar serviços contábeis.
  2. Integração com CRM: automatize o gerenciamento de leads com integração direta para CRMs, garantindo uma abordagem mais eficiente.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.