Conquiste clientes com Propagandas de Plano de Saúde eficazes!

A Propaganda de Plano de Saúde é uma ferramenta essencial para destacar os benefícios e diferenciais de um serviço cada vez mais valorizado. 

Nesse contexto, criar campanhas que conectem os serviços oferecidos às necessidades e expectativas do público pode ser o ponto-chave para transformar os clientes em contratantes efetivos. 

Sendo assim, nos próximos tópicos iremos explorar um pouco mais sobre a Propaganda de Plano de Saúde, destacando seus benefícios, como criar uma frase de impacto e como vender de forma eficaz. 

O que é Propaganda de Plano de Saúde?

A Propaganda de Plano de Saúde refere-se à estratégia de comunicação e marketing utilizada por operadores ou administradores de planos de saúde para promover seus serviços, atrair novos clientes e fidelizar os atuais. 

Nesse sentido, por meio de diferentes canais, como anúncios em redes sociais, televisão, rádio, outdoor ou materiais impressos, essas propagandas buscam destacar os benefícios da solução oferecida, como: 

  • atendimento ágil;
  • rede credenciada ampla;
  • cobertura para exames e consultas;
  • cobertura para urgência e emergência;
  • internações hospitalares cobertas;
  • tratamento especializado;
  • planos personalizados;
  • prevenção e qualidade de vida;
  • facilidade no pagamento;
  • plano para microempreendedores (MEI).

Além disso, essas propagandas devem estar alinhadas às regulamentações impostas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a qual garante que as informações apresentadas sejam transparentes e verdadeiras.

Dessa forma, as mensagens frequentemente utilizadas incluem foco na importância de prevenir doenças, qualidade da rede credenciada e soluções flexíveis que atendem diversos perfis de clientes. 

7 passos para criar uma frase de impacto para vendas de Plano de Saúde

Elaborar uma frase de impacto para a venda de planos de saúde pode ser o diferencial que conecta seu público ao serviço.

Esse processo exige planejamento, criatividade e uma profunda compreensão das necessidades dos clientes. Logo abaixo, você encontra o passo a passo para criar mensagens cativantes e eficazes: 

1. Entenda o público-alvo

Primeiramente, pergunte-se: “Quem é o meu cliente ideal?”. Após isso, analise o perfil, as dores, as necessidades e os desejos do público-alvo.

Nesse sentido, compreender essas informações é fundamental para criar mensagens personalizadas que geram identificação imediata. 

2. Destaque o objetivo principal

O que você espera que o cliente faça ao ouvir a sua frase? Contratar um plano? Migrar para uma categoria superior? Indicar o serviço a outras pessoas?

Sendo assim, tenha clareza sobre o propósito da mensagem para que ela seja estruturada de forma eficiente e estratégica. 

3. Valorize benefícios, não os detalhes técnicos

Os clientes não adquirem serviços, mas a melhoria que eles proporcionam. Por conta disso, em vez de listar as características do plano, evidencie os impactos positivos que ele oferece

Por exemplo, frases como “Deixe as preocupações de lado e viva com tranquilidade” são mais envolventes do que simplesmente dizer “Plano de saúde com cobertura de 100 consultas anuais”.

4. Utilize a emoção

A maior parte das decisões se iniciam no campo emocional. Por conta disso, utilizem mensagens que despertam o lado sentimental, como o valor da proteção à família ou o alívio de saber que está amparado. 

Nesse sentido, frases como “Momentos com quem você ama merecem segurança e cuidado” conectam diretamente com os valores emocionais compartilhados pelas pessoas. 

5. Mantenha a simplicidade

Uma frase eficiente é curta, fácil de memorizar e repetir. Por exemplo, a frase “Cuide do seu futuro hoje, com a saúde em primeiro lugar” carrega simplicidade e gera um impacto no público. 

6. Use o poder do storytelling

A inclusão de uma narrativa ou, até mesmo, uma ideia que evoca um cenário pode tornar sua frase mais atrativa. 

Nesse sentido, procure utilizar frases como “Faça parte de uma comunidade que prioriza viver bem” trazem um senso de conexão e pertencimento. 

7. Teste e aprimore

Desenvolva diversas opções e teste-as para identificar qual delas  gera um impacto maior no seu público. 

Sendo assim, feedbacks podem mostrar como ajustar e aprimorar sua mensagem para alcançar resultados mais satisfatórios. 

Essas etapas ajudam a elaborar frases memoráveis que ultrapassam o quesito de vender um produto, haja vista que criam um elo emocional, despertam confiança e inspiram uma atitude. 

Como vender um Plano de Saúde?

A venda de um plano de saúde exige uma abordagem estratégica que combine o entendimento das necessidades do cliente com a clareza sobre os benefícios oferecidos. 

Nesse sentido, logo em seguida, você encontra algumas dicas para aprimorar o processo de vendas. Veja: 

Reúna o máximo de dados possíveis

A etapa de qualificação dos clientes é essencial para compreender as reais necessidades dos clientes, permitindo que os corretores ofereçam o plano mais personalizado. 

No contexto da venda de planos de saúde, detalhes como rotina, hábitos diários, estrutura familiar, condições de saúde atuais, histórico médico e objetivos futuros são informações valiosas que podem enriquecer os argumentos do corretor. 

Além disso, essas informações fornecem uma excelente oportunidade para identificar interesses ou histórias em comum, ajudando a construir um vínculo de confiança e empatia com o cliente, sendo uma forma de desenvolver o rapport. 

Seja um especialista nos seus produtos

Ser um especialista nos produtos que você oferece significa ter uma compreensão completa sobre as especificidades e condições de cada plano disponível. Nesse sentido, ter esse domínio ajuda a:

  • lidar melhor com objeções;
  • responder dúvidas de forma ágil e precisa;
  • indicar a melhor opção de plano conforme as necessidades dos clientes. 

Como mencionado anteriormente, a venda deve ser uma consultoria personalizada. Sendo assim, adotar uma postura de especialista é a chave para transformar sua abordagem. 

Além disso, esse conhecimento auxilia a portabilidade de planos, haja vista que, ao dominar os produtos, você facilita a transição para o plano que melhor atenda às necessidades dos clientes. 

Dessa forma, é possível fidelizar e construir um relacionamento de confiança e transparência com os clientes. 

Coloque o cliente em primeiro lugar, não apenas a venda 

O customer centricity consiste em um modelo de atendimento e vendas que prioriza as necessidades do cliente em todas as ações e decisões da empresa. 

Essa abordagem se tornou popular com o aumento da busca por experiências de compra excepcionais. Dessa forma, proporcionar uma boa experiência de compra pode ser um diferencial para impulsionar suas vendas. 

Realize networking

O networking é o processo de criar e manter uma rede de contatos com clientes, colegas de profissão ou outros profissionais do setor. 

Esse método de conexão continua a ser uma das estratégias mais eficazes de vendas e, por isso, é essencial cultivar e expandir sua rede de relacionamentos. 

Além disso, é importante compartilhar a sua experiência com clientes diferentes para reforçar sua imagem como um profissional capacitado e atento às necessidades e demandas do mercado. 

Nesse contexto, o atendimento focado no cliente se destaca, haja vista que oferecer uma boa experiência de compra contribui para gerar indicações valiosas, o que fortalece sua reputação e credibilidade no ramo. 

Utilize um CRM

Para vender planos de saúde de forma eficaz, é fundamental utilizar uma ferramenta de gestão, como o CRM (Customer Relationship Management)

Nesse sentido, o CRM é um sistema projetado para ajudar no monitoramento das negociações e oferecer maior previsibilidade nas vendas. 

Além disso, permite acesso mais rápido aos histórico de cada cliente, sendo essencial para um atendimento de qualidade.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.