Cold Calling 2.0: estratégia ideal para atrair e reter leads!

O cold calling 2.0 representa uma evolução nas estratégias de abordagem telefônica, a qual incorpora personalização, automação e análise de dados. Nessa abordagem moderna, as empresas buscam conquistar leads de modo mais eficaz, utilizando tecnologias mais avançadas para criar interações eficazes. 

Nesse contexto, tal transformação no tradicional cold calling destaca-se pela adaptação às demandas do mercado contemporâneo, resultando em abordagens mais inteligentes, focadas no cliente e propensas a estabelecer relações duradouras. 

O que é Cold Calling 2.0?

A cold call é uma abordagem de prospecção de vendas, em que os vendedores realizam ligações para um potencial cliente para apresentar um produto ou serviço. No entanto, tal prospect não manifestou anteriormente interesse no recurso oferecido. 

Nesse sentido, com o avanço tecnológico e a transformação digital nas corporações empresariais, surgiu um novo modelo aprimorado conhecido como cold calling 2.0. Essa estratégia vai além do telefone, haja vista que incorpora diversas ferramentas para a prospecção de clientes. 

No método de prospecção 2.0, as chamadas são práticas e realizadas de maneira personalizada, ou seja, abordam o tema em questão de forma direta. 

Os resultados do cold calling 2.0 são avaliados com maior exatidão. Assim, nessa abordagem, é fácil contabilizar os leads qualificados direcionados ao setor de vendas. Dessa maneira, a medição dos resultados torna-se ágil e clara. 

Além disso, a ênfase do cold calling 2.0 encontra-se nos procedimentos. Nesse contexto, com os processos claramente definidos, torna-se possível obter leads e concluir novos acordos. 

Outro aspecto importante é a presença do especialista, uma vez que, quando há alguém que compreende verdadeiramente o tema abordado no cold calling 2.0, aumenta-se a probabilidade de concluir a venda. 

Dessa forma, ao realizar uma segmentação estratégica, o propósito do cold calling 2.0 é verificar, conquistar e manter potenciais clientes, o que permite estabelecer uma relação mais próxima e confiável e oferecer soluções que agregam valor ao prospect. 

Importância do Cold Calling 2.0

O cold calling 2.0 é crucial nas estratégias de vendas devido a várias razões que refletem a evolução das práticas comerciais. Logo abaixo, você encontra como essa abordagem é importante para os negócios. 

Fidelização de clientes

No contexto do cold calling 2.0, o processo de acompanhamento do pós-venda tornou-se mais eficiente, haja vista que tal processo pode ser automatizado. 

Dessa forma, os seus clientes não são negligenciados e ainda podem receber propostas para upgrade. 

Aumento da taxa de conversão 

Em conjunto a uma tática funil de vendas, o cold calling é capaz de reduzir a jornada de compra dos leads, minimizando, assim, o Custo de Aquisição dos Clientes (CAC)

Maior rentabilidade 

A realização do cold calling antigo implica em despesas significativas para um número reduzido de vendas concluídas. Assim, ao modernizar e automatizar, ocorre uma economia substancial. Além disso, é importante mencionar que os lucros também terão um aumento significativo. 

Diferenças entre cold call e Cold Calling 2.0

Uma das principais diferenças que podemos notar é que o cold call 2.0 apresenta um foco maior nos resultados. Enquanto na abordagem tradicional o número de ligações e e-mails são referências de sucesso, na técnica mais atual o foco é analisar as respostas recebidas. 

Afinal, não há utilidade em realizar uma série de contatos se nenhum deles resultar em retorno, não é mesmo? Nesse sentido, a finalidade é conquistar oportunidades de vendas e, para isso, é necessário apresentar um bom engajamento com as pessoas que demonstraram interesse. 

Outro aspecto a ser considerado é a tentativa de tornar essa nova estratégia menos invasiva mediante a uma personalização mais precisa dos contatos

Isso requer uma pesquisa detalhada das características, preferências e comportamentos dos potenciais clientes, tanto dentro, quanto fora da base de dados disponíveis. 

Cold Call vs Cold Call 2.0
Cold Call vs Cold Call 2.0

Nesse contexto, é claro que essa abordagem não elimina completamente o caráter intrusivo desse tipo de técnica. Entretanto, a pesquisa realizada permite que a comunicação esteja mais alinhada com as necessidades e objetivos da pessoa que você manteve contato. 

Por fim, vale ressaltar a utilização de tecnologias. Assim, todas as estratégias de cold calling se beneficiam das vantagens oferecidas por ferramentas tecnológicas. 

No entanto, o cold calling 2.0 destaca-se pela utilização das funcionalidades disponíveis. Em geral, todas as fases do processo fazem uso eficaz das tecnologias disponíveis. 

Como fazer Cold Calling 2.0?

O cold calling 2.0 é uma abordagem mais moderna e eficiente para prospectar clientes. Confira, logo em seguida, o passo a passo de como realizar essa abordagem. 

1. Tenha especialista para todas as etapas da venda

O cold calling 2.0, por ser uma estratégia focada em prospectar e qualificar leads, requer um especialista para executar com eficiência os procedimentos de tal etapa. 

Além disso, nas fases de negociação e pós-venda, é preciso contar com outros profissionais qualificados. Dessa forma, cada etapa apresenta um profissional capacitado para executar as tarefas necessárias. 

2. Defina o perfil de cliente ideal 

A definição do perfil de cliente ideal é fundamental para o empreendimento que a sua empresa oferece.

Isso permite economizar tempo, pois as estratégias serão direcionadas aos clientes que têm interesse no produto ou serviço ofertado pelo seu negócio. 

3. Estabeleça uma lista de contato 

Ao definir o público-alvo, é importante criar uma tabela com os contatos compatível com critérios estabelecidos. Sendo assim, inclua somente os contatos com potencial para finalizar a compra. 

4. Venda mais a resolução do que o próprio produto

O cold calling 2.0 é focado nas soluções e nos benefícios que os produtos ou serviços podem oferecer para os futuros clientes. 

Nesse sentido, procure falar sobre os benefícios oferecidos, como diminuição de custos, rapidez dos processos e aumento da produtividade e entre outros aspectos. 

5. Invista em automação

Administrar diversos contatos de forma manual, por intermédio de e-mails e planilhas pode ser cansativo. Além de demandar muito tempo dos profissionais, a probabilidade de falhas é alta. 

Nesse sentido, procure investir num software de gestão, haja vista que permite excluir atividades repetitivas e de valor reduzido. Assim, com a utilização de tal recurso, é possível dedicar mais tempo à prospecção ativa

Boas práticas de Cold Calling 2.0

Para realizar o processo de cold calling 2.0 de forma eficiente, é preciso seguir algumas boas práticas, as quais são: 

Pesquisa profunda 

Antes de entrar em contato, é importante realizar uma pesquisa aprofundada sobre o prospect. Assim, ao procurar conhecer suas necessidades, desafios e interesses, é possível apresentar uma abordagem mais personalizada. 

Perfil do cliente ideal 

Tenha um perfil ideal de cliente bem definido. Isso ajuda a segmentar e focar nos prospects que têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis. 

Mensagem breve e direta 

Mantenha um contato breve e direto. Nesse sentido, evite introduções longas e procure ir diretamente ao ponto, haja vista que o tempo do prospect é valioso. Além disso, mensagens concisas são mais eficazes. 

Personalização 

Personalize a abordagem a partir da pesquisa realizada sobre os clientes em potencial. Nesse contexto, é importante demonstrar que a sua empresa compreende as necessidades específicas dos seus contatos, o que torna a interação mais relevante. 

Foco nos resultados

Procure se concentrar nos resultados e nos benefícios que a sua oferta pode proporcionar aos clientes. Sendo assim, evidencie como a sua oferta ajuda a solucionar os problemas específicos dos prospects. 

Aprimoramento contínuo 

Esteja aberto a ajustes e melhorias constantes. Dessa forma, analise as métricas, obtenha feedbacks e ajuste sua abordagem com base nas experiências anteriores. 

Respeito ao tempo do cliente 

Demonstre respeito pelo tempo do cliente. Assim, ofereça opções para uma conversa mais aprofundada, mas evite ser intrusivo. 

Acompanhamento personalizado 

Após o contato inicial, faça um acompanhamento personalizado. Dessa maneira, envie informações adicionais que possam ser úteis e demonstre interesse genuíno no sucesso do cliente

Exemplo de Cold Calling 2.0

Por fim, confira alguns modelos prontos que servirão de inspiração para você realizar a sua cold calling 2.0. 

1. Apresentar a empresa e a solução oferecida

Oi, [Nome do contato], 

Eu me chamo [nome do vendedor] e sou representante da [nome da sua empresa]. Nosso negócio é especializado em fornecer soluções de [breve explicação da oferta] para corporações com um perfil semelhante ao [nome da empresa do contato]. 

Estamos confiantes de que a proposta que estamos apresentando será altamente benéfica para o seu empreendimento. 

Podemos conversar sobre esse assunto? 

2. Mostrar o problema que a sua solução ajuda a resolver 

[Nome do contato], tudo bem?

Realizamos uma pesquisa e verificamos que grande parte das corporações do mesmo ramo da [nome da empresa do contato] estão enfrentando [ desafio que a sua solução resolve]. 

A partir disso, diversas empresas estão lidando com [impactos negativos resultantes do problema em questão]. 

Com quem eu posso conversar sobre esse tema?Estamos confiantes que podemos oferecer uma ajuda eficaz!

Seria possível me conectar com essa pessoa? 

Assim, tais exemplos são um ponto de partida para auxiliar na execução de uma cold calling 2.0 eficaz para os seus negócios.

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.