O Conversion Rate Optimization (CRO), ou Otimização da Taxa de Conversão, é uma estratégia essencial para negócios que desejam potencializar os resultados de suas páginas na web.
Nesse viés, o objetivo principal do CRO é transformar visitantes em leads ou clientes ao melhorar a experiência do usuário e otimizar os elementos que influenciam a tomada de decisão.
Sendo assim, nos próximos tópicos, iremos explorar um pouco mais sobre esse assunto, evidenciando sua importância, funcionamento e os principais erros cometidos.
O que é CRO?
O CRO, sigla para Conversions Rate Optimization, refere-se a uma estratégia pautada no aprimoramento dos elementos que compõem um website, a fim de atrair e converter um número maior de visitantes.
Nesse sentido, com estratégias eficazes de Marketing Digital, o site costuma ser um importante canal de vendas e captação de cliente, tornando-se um espaço que os leads podem solicitar orçamentos ou contratar um serviço.
A partir disso, o propósito do CRO é justamente melhorar a taxa de conversão, tornando o processo de vendas mais eficiente e gerando maior lucratividade como resultado.
Isso é alcançado, principalmente, por intermédio de testes estratégicos que ajudam a identificar as abordagens mais eficazes para estimular os visitantes a realizar a ação desejada.
Embora existam diversas variáveis a serem avaliadas e diferentes métodos para isso, o foco permanece em aumentar o número de pessoas que concluem o ciclo de compra.
Qual a importância do CRO?
A importância do CRO reside na sua capacidade de maximizar os resultados de um site ou campanha digital sem necessariamente aumentar o volume de tráfego.
Sendo assim, em vez de focar apenas em atrair mais visitantes, o CRO se concentra em transformar os visitantes já existentes em leads, clientes ou compradores, aumentando a eficiência e o retorno sobre o investimento.
Além disso, o CRO também permite:
Melhoria do ROI de Marketing
Ao promover a otimização das páginas do site, é possível alcançar melhores resultados sem a necessidade de aumentar o tráfego ou o orçamento destinado à mídia.
Com isso, as campanhas e estratégias de marketing geram um Retorno Sobre Investimento (ROI) mais otimizado e eficiente.
Aumento da Receita por Visitante
A otimização da taxa de conversão possibilita o crescimento da Receita por Visitante (RPV), a qual consiste em um indicador que mede o valor gerado a cada acesso ao site.
Sendo assim, ao melhorar as conversões e diminuir o número de visitantes que abandonam o site sem realizar uma ação, o RPV tende a crescer consideravelmente.
Gera mais vendas
Independente do estágio do funil de conversão que esteja acontecendo no site, ao aprimorar a conversão, pode-se verificar um impacto tanto no número de vendas quanto na quantidade de leads qualificados que chegam à equipe.
Melhoria da experiência do usuário
A experiência do usuário abrange todas as formas de interação dos clientes com sua marca. Nesse sentido, os processos de CRO iniciam-se com a análise do comportamento dos clientes durante o contato com a marca.
Dessa forma, implementar esse método é essencial para otimizar as conversões, garantindo uma experiência mais satisfatória e eficiente para os visitantes.
Reduz o Custo por Lead
Com uma estratégia de CRO, a taxa de conversão é otimizada e o site se torna mais eficiente em gerar um número maior de leads, contribuindo para a redução do custo por lead.
Diminui o Custo de Aquisição de Clientes
O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) representa o investimento realizado pela empresa para converter um visitante em cliente.
Sendo assim, ao gerar mais leads e conquistar mais clientes, sem aumentar o investimento em mídia, uma estratégia de CRO eficaz contribui para a diminuição do custo.
Como funciona o processo do CRO?
O processo de CRO consiste em diversas fases para identificar os pontos de melhoria e, a partir disso, realizar ajustes que resultem no aumento das taxas de conversão. Isso abrange:
Análise de dados
A avaliação das métricas do site, como taxas de conversão, tempo de permanência na página e taxa de rejeição, é essencial para compreender o desempenho atual e identificar as áreas que precisam ser otimizadas.
Estabelecimento dos objetivos
A definição de objetivos claros de conversão, alinhados às metas da empresa, a exemplo do aumento das vendas, geração de leads ou incentivo a inscrições.
Testes A/B
O teste A/B é uma técnica de comparação que envolve duas versões de um material, a qual apresenta pequenas alterações em uma única variável.
Nesse sentido, ambas as versões são apresentadas ao público por um tempo determinado e, após isso, a versão que obtiver melhores resultados é selecionada para ser usada de forma permanente.
Assim, realizar experimentos para testar diferentes versões de elementos de design, layout e conteúdo, permite determinar quais alternativas geram mais resultados.
Implementação de melhorias
Com base nos insights obtidos nos testes, é possível aplicar ajustes para aprimorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão.
Acompanhamento e otimização contínua
O monitoramento do desempenho após as mudanças e a realização de ajustes adicionais conforme necessário para continuar aprimorando os resultados e atender às expectativas dos usuários.
5 erros comuns em CRO
Como já mencionado, o Conversions Rate Optimization é uma estratégia capaz de transformar visitantes em clientes, otimizando as taxas de conversão de um site.
No entanto, assim como em outros processos, erros podem surgir e comprometer os resultados esperados. Logo em seguida, destacamos os 5 erros mais comuns em CRO:
1. Superestimar o desempenho do CRO
Apesar do CRO ser uma importante ferramenta para melhorar as taxas de conversão, essa estratégia não contempla problemas mais profundos, como um produto de baixa qualidade ou desempenho ruim no mercado.
Nesse sentido, considerar que apenas os testes de A/B são capazes de solucionar todas as questões do seu negócio é um erro comum que pode gerar expectativas irreais e frustrações.
Dessa forma, antes de implementar o CRO, avalie cuidadosamente se a causa da redução da taxa de conversão está relacionada a elementos do site ou a desafios mais abrangentes.
2. Pouca paciência ao testar uma hipótese
A realização de testes por um período muito curto pode levar a decisões precipitadas e a resultados equivocados.
Nesse sentido, ao esperar a estabilização dos dados, torna-se possível verificar se os aspectos identificados são consistentes com o tempo ou se são resultantes de fatores externos que comprometem os resultados.
3. Não fazer testes simultâneos
Os testes devem ser realizados de forma simultânea, visto que possibilita que as interações ocorram no mesmo período, tornando o cenário igualitário para todas as variações.
Dessa forma, quando esses testes são realizados de forma não simultânea, os resultados podem ser comprometidos, uma vez que mudanças são percebidas de um teste para outro.
4. Testar diversas variáveis de uma única vez
Testar diversas variáveis de uma só vez não é uma estratégia eficaz, haja vista que impede a identificação de qual mudança realmente impactou o desempenho da ação.
Nesse sentido, procure trabalhar com uma variável por vez, a fim de ter clareza no teste que gerou maior taxa de conversão.
5. Utilizar testes de terceiros no site
Embora seja vantajoso observar experimentos realizados por concorrentes ou empresas influentes no seu mercado de atuação, é importante lembrar que as estratégias por eles utilizadas podem não ser vantajosas para você.
Sendo assim, a abordagem mais eficaz é confiar nos dados coletados e nos insights obtidos a partir do comportamento dos seus visitantes. Com esses dados, é possível criar testes eficazes para serem implementados.