Porque encontrar Contatos de Empresas é importante?

Encontrar contatos de empresas é muito além de prospecção, é sobre oportunidades que estão disponíveis e muitas vezes não são vistas ou levadas em consideração. 

Para o negócio manter sua produtividade, é essencial que esteja em constante movimento, sem um fluxo de contatos qualificados ele pode ficar estagnado. 

Cada contato é uma oportunidade, seja de crescimento, de venda ou de aprendizado. E quanto mais oportunidades você tem, maiores são suas chances de prosperar. 

Por isso, é essencial para o desenvolvimento do seu negócio, estar com o olhar atento para analisar os contatos que podem impulsionar o seu crescimento, sabendo que essa ação vai gerar receita. 

Quais tipos de Contatos Empresariais você pode encontrar? 

Os pontos de contato b2b com uma empresa são importantes variáveis que definem a sua abordagem, permitindo que você se comunique ativamente de maneiras distintas. 

Você pode encontrar dados de contato como:  

  1. Email corporativo: por ser menos invasivo, é ideal para primeiro o contato e permite uma abordagem escalável; 
  2. Telefone: é o meio de contato mais direto e eficaz para a abordagem completa, tendo espaço para dúvidas complexas e quebras de objeção. Uma única ligação efetiva pode fechar negociações que levariam semanas; 
  3. Endereço: pode ajudar na segmentação do mercado norteando as próximas pesquisas por contatos na região em que atua ou até ações de marketing direto;
  4. CNPJ: é o CPF das empresas, permite o entendimento da atividade da empresa, você pode conferir seu funcionamento na receita federal e aprimorar sua abordagem ao saber o CNAE, dívidas. 
  5. Redes Sociais: apresentam diversas informações sobre a companhia, sendo uma vasta opção de pontos de contato e de aprendizado sobre a cultura da companhia. Um bom exemplo é o Linkedin, que agrega informações corporativas; 
  6. Nome dos sócios: Geralmente são os tomadores de decisão da empresa, o que permite uma abordagem com mais autoridade por estar falando com quem está no topo da cadeia de decisão; 
  7. Funcionários: Os funcionários são uma porta de entrada para contatar a empresa e para agregar informações sobre o seu funcionamento.

Como encontrar Contatos de Empresas? 

Mailing, lista de prospecção e contatos: o que realmente funciona? A verdade é que as três são maneiras eficientes de encontrar contatos de empresas. 

O mailing permite a análise dos contatos para uma comunicação segmentada, enquanto as listas funcionam como uma carta da manga para sua prospecção ativa. 

Porém, para uma comunicação efetiva é essencial se comunicar da forma certa e principalmente para o alvo certo, a efetividade da prospecção é definida antes mesmo dela entrar no jogo. 

É preciso saber para quem você quer falar antes de definir os seus leads qualificados. Ao identificar o que seu negócio precisa, a procura por contatos ideias fica objetiva e eficiente. 

A partir disso, você pode seguir com três estratégias:

Estratégia 1: Listas de contatos de empresas 

Listas de contatos de empresas são informações organizadas que permitem a prospecção em massa e funcionam como uma base para ações de marketing. 

Você deve montar uma base de contatos contendo todas as informações acerca do seus clientes em potenciais, mapeando oportunidades.  

Para isso é indicado o uso de ferramentas como uma plataforma B2B que oferece informações sobre as empresas e até gera listas para facilitar a sua prospecção

Existem diversas ferramentas que facilitam essa execução, entre elas, estão:

  • Empresaqui: permite a procura de empresas por CNAE, Porte, regime e até dívidas, além de contar com uma base de mais de 66 milhões de empresas,  análise gráfica e dados aprofundados.
  • Assertiva: que encontra e valida emails dos decisores da empresa, permitindo segurança da entregabilidade de sua prospecção. 

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Crie listas personalizadas com a IA B2B R.I.A.N., filtros inteligentes e alta segmentação.

Assim você não limita sua busca ao cnpj e consegue encontrar informações mais profundas que facilitam a sua prospecção B2B como o número de telefone, o email corporativo e até o regime atual da empresa. 

Estratégia 2: Linkedin como canal de venda 

O LinkedIn permite o contato direto com empresas, o que abre espaço para a construção de um relacionamento. O interessante é poder se conectar com pessoas que representam a empresa que você procura. 

Ao encontrar as empresas que se adequam ao seu negócio, você pode criar uma abordagem de vendas personalizada, permitindo que gere confiança antes de fazer a oferta. 

E as informações estão reunidas na rede social pelos seus próprios colaboradores, o que é outro ponto de contato. 

A rede social também oferece outros dados como informações sobre a cultura organizacional ou projetos da empresa, o que ajuda na personalização da sua abordagem. 

Outra maneira de utilizar o Linkedin é através do LinkedIn Sales Navigator. Uma premium ferramenta voltada à prospecção de vendas. Ele oferece filtros de busca muito avançados além da versão gratuita. 

Ele vai: 

  • Encontrar os tomadores de decisão das empresas com exatidão. 
  • Salvar listas de contatos com, precisão por cargo, setor e porte.
  • Monitorar suas atividades e enviar InMails para iniciar conversas diretas e estrategicamente. 

Estratégia 3: Inbound Marketing

Essa estratégia funciona ao contrário: faça com que os contatos de empresa cheguem até você.

Conhecendo o seu público-alvo o suficiente, você pode fazer com que esses contatos venham até sua empresa através da produção de conteúdo orgânico. 

Crie um conteúdo que entenda as dores do seu público e tire suas dúvidas. Permita que ele tenha acesso ao seu negócio, seja através de artigos de blog ou e-books. 

Facilite a captação de leads trazendo a solução que ele precisa. Você vai gerar a sensação de reciprocidade, o que incentiva um movimento que agrega para a lista dos contatos da empresa que você deseja. 

Esse contato será qualificado, já que veio até você pois precisou da solução que você oferece.  

Boas Práticas ao Usar Contatos de Empresas 

Depois de conseguir contatos de empresas, é importante saber utilizar esses dados de maneira correta, atentando-se às leis e garantindo a eficácia da sua abordagem. 

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Primeiro, atente-se à conformidade legal, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), proíbe armazenamento de dados sem uma justificativa legal e o seu tratamento inadequado para outros meios além do exposto. 

É preciso ser transparente sobre quem você é e porque está realizando esse contato, sempre ofereça a opção de cadastro e de descadastro para facilitar a vontade do seu lead de receber ou não as informações que você está enviando. 

Evite o Spam

Seja relevante no seu conteúdo e aprimore-o ao máximo para evitar a caixa de spam. Se necessário segmentar suas listas por afinidades e personalizar os conteúdos para cada grupo. 

Busque oferecer algo antes de fazer uma oferta, seja informação ou um E-book, seja útil para aquecer o lead antes de tentar vender. 

Personalize sua abordagem 

A personalização é tão importante quanto a mensagem, saiba vender para quem você está prospectando e não seja genérico. 

Busque conexão além de saber o básico, seja específico na sua fala e crie uma ligação que traz autoridade pelo seu conhecimento.

Isso além de contribuir para a conversão, evita que você caia na caixa de spam ou seja visto com um conteúdo repetitivo.