Utilização da nossa API em JSON

Olá, tudo bem? Nesta publicação exclusiva de sua plataforma EMPRESAQUI, vamos falar da implementação e utilização da API em JSON, para importação externa por meio de sistemas próprios, ERPs e CRMs de todos os dados das empresas em nossa plataforma.

Antes de tudo, rapidamente, o EMPRESAQUI é muito mais que uma plataforma de geração de leads empresas para prospecção de negócios. Hoje somos uma ferramenta completa de gestão e gerenciamento de negócios empresariais, unindo todas as fases de prospecção, sendo elas:

  • Captação via Pesquisa em Toda a Base CNPJ do País Atualizada
  • Gerência por meio de listas personalizadas e grupos de Status
  • Pesquisas de Semelhantes
  • Agenda de Contatos e Anotações Personalizadas para cada Empresa
  • Mapeamento Exclusivo de Dados Empresariais de forma Quantitativa
  • Sem limitações de pesquisas, gerência, gestão e resultados
  • Suporte 24 horas

Bora falar da API? Vamos lá!

Basicamente, a função da API é de expor todas as informações possíveis, públicas e estratégicas, de forma organizada para utilização em plataformas de gestão conforme escolha e configuração pelo cliente.

Vale lembrar no início que, a API não é para pesquisas por filtros, e retorna apenas os dados de cada empresa solicitada, e não resultados de pesquisas de listas de empresas, como por exemplo, todas as empresas de um determinado estado ou município.

Seguimos um padrão de variáveis para que seja possível importar em qualquer linguagem e plataforma, mas no exemplo básico e prático que utilizaremos abaixo será tomada a linguagem PHP.

Lembrando que, a utilização da API em JSON para integração dos dados das empresas na plataforma EMPRESAQUI, é exclusiva para usuários assinantes do Gerenciador Plus! Caso ainda não seja, clique aqui e ative agora com descontos exclusivos!

Em seu menu na plataforma, verá um novo item no gerenciador, chamado API para Integração.

Gerenciador Plus
Menu contendo o item para utilização e ativação da API

Ao acessar o menu API para Integração, será aberta a página com as opções de geração/visualização do Token e um manual básico contendo o nome das variáveis geradas para utilização e importação.

API para Integração e Consulta CNPJ em JSON
Página de geração/cópia do TOKEN para utilização

Na página, para começar a utilizar a API, deve-se gerar o Token que fará a ligação entre o acesso externo ao seu acesso na plataforma EMPRESAQUI. Para gerar seu primeiro token (ou um novo), clique no botão azul GERAR NOVO TOKEN.

Lembramos que, após gerado, o token só é exibido uma vez. Caso atualizada a página, ou retorne mais tarde à página de API para integração, não será mais exibido o token gerado, por segurança. Neste caso, terá que gerar um novo Token, o que invalidará o anterior.

Note também, que após criar seu primeiro token, a ferramenta já estará ativa e poderá desativá-la a qualquer momento para interromper a utilização da API no botão vermelho DESATIVAR API.

Utilização prática da API
Exemplo de conexão via TOKEN API em JSON

Na mesma página, verá um tutorial básico de como utilizar a integração via API em seu sistema. Como citamos, neste exemplo está na linguagem PHP, mas pode ser integrado a qualquer ferramenta que consiga realizar a leitura de dados na codificação JSON.

Dados básicos de cadastro
Nomes das variáveis

Por fim, abaixo do exemplo de conexão está a lista com o nome das variáveis a serem utilizadas no retorno da requisição, para integração e utilização em seu sistema.

Ahh! Vale ressaltar também que por segurança, não é permitido a requisição de dados de empresas em mais de 5 IPs diferentes no mesmo dia, a fim de evitar a utilização de um único token para vários sistemas, tendo em vista que o foco do EMPRESAQUI é proporcionar segurança na utilização da ferramenta.

Qualquer dúvida referente a utilização da API, pode ser sanada em nosso suporte dentro da plataforma! Um abraço, e bons negócios!

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.