Tendências de mercado para 2022

Os últimos anos foram desafiadores para muitos, principalmente para nós que trabalhamos listas de empresas para prospecção de novos negócios otimizados, como na plataforma EmpresAqui.

Mas também fomentou bastante o crescimento do interesse sobre novos negócios e empreendedorismo, bem como muitos negócios foram abertos, com a taxa maior do que empresas fechadas, seja por má gestão ou erros de investimento, bem como a Covid-19.

Com base nas informações geradas pela Plataforma EmpresAqui, 4.5 milhões de novas empresas foram abertas regularmente no ano de 2021, e a tendência é para que em 2022 esse número aumente ainda consideravelmente, tendo em vista a flexibilização pela pandemia, e o ano eleitoral (onde há abertura significativa de empresas referentes ao segmento político e administrativo).

Mas, viemos trazer a você, os 7 segmentos que são as tendências para 2022, e devem fazer diferença nos negócios. Bora lá?

Importação de Produtos

Hoje, desde de eletrônicos, capas e acessórios para celulares e tablets, brinquedos, maquiagem, roupas, itens de decoração e utensílios em geral são trazidos de fora e existe uma grande demanda nacional, por isso, o setor de importação de produtos pode ser uma boa opção para quem deseja empreender.

InfoProdutos

Atualmente você consegue aprender qualquer coisa na internet, pois a produção de conteúdo, principalmente no âmbito da educação, está mais em alta do que nunca. De conteúdos básicos aos mais avançados, a procura é cada vez maior. E sabia que esse também é um mercado rentável?

Alimentos

Para iniciar esse tipo de negócio não é preciso investir muito dinheiro e, por isso, é um dos nichos mais procurados entre os micro e pequenos empreendedores. A pessoa pode começar aos poucos, vendendo para a vizinhança e conhecidos, e ir crescendo ao longo do tempo.

TeleMedicina

Uma das atividades mais antigas no mundo também está em alta. De todos na lista apresentada, é considerado um dos mais em alta em 2022.

Consultoria de Marketing Digital

O marketing digital é uma forte tendência. Diante disso, cresce a necessidade das marcas e empresas contratarem profissionais especializados nessa área.

Franquias

Esse pode não ser uma novidade, mas merece uma atenção. O setor de franquias ainda segue como uma boa aposta para quem tem dinheiro para investir em um negócio mais consolidado no mercado.

Educação

Quem possui experiência nesse ramo poderá investir empresas que prestam o serviço de aulas particulares para crianças e adolescentes. A vantagem é que requer um investimento mais baixo, comparado a outros segmentos, e pode trazer um bom retorno a curto prazo.

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.