KPI: ferramenta estratégica para medir o sucesso empresarial!

Os KPIs desempenham um papel crucial na gestão empresarial contemporânea. Nesse sentido, ao serem mapeados e analisados regularmente, esses indicadores oferecem às empresas insights para resolver questões atuais ou futuras. 

Na prática, os KPIs representam medidas mensuráveis que indicam se uma empresa está atingindo um objetivo corporativo fundamental para os negócios. Em outras palavras, estamos nos referindo a um objetivo tangível e mensurável

Dessa forma, continue a leitura do artigo para entender um pouco mais sobre esse assunto, conhecendo a sua importância, tipos e categorias. 

O que é KPI?

O KPI, abreviação para Key Performance Indicators, refere-se a um indicador-chave de desempenho utilizado por um negócio. Nesse sentido, consiste em valores quantitativos essenciais para medir os processos internos de uma empresa. 

Esse indicador é crucial para a estratégia de gestão de todo negócio, haja vista que permite acompanhar e gerenciar de forma mais eficiente o nível de desempenho e sucesso das estratégias. 

Assim, com a utilização do KPI, a corporação apresenta um melhor entendimento sobre o resultado dos números, bem como estipular metas atingíveis e alinhadas com os objetivos dos negócios. 

Por exemplo, caso o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) esteja elevado em determinada empresa, os gestores compreendem que medidas precisam ser aplicadas nos setores de Marketing e Vendas. No entanto, se a retenção estiver baixa, é preciso melhorar as fases de atendimento ao cliente. 

Dessa forma, as métricas devem ser subdivididas em níveis: métricas gerais e métricas específicas. Confira: 

Métricas gerais (exemplos)

Métricas específicas (exemplos)

  • Custo por Lead;
  • Taxa de conversão;

Por que o KPI é importante?

O KPI é importante para entender e acompanhar o desempenho das ações que foram utilizadas. 

Nesse contexto, esse indicador é importante para verificar os resultados reais da estratégia adotada e compreender se elas estão gerando os resultados programados, ou se necessitam passar por algumas modificações. 

A título de exemplo, para impulsionar as vendas, nem sempre é preciso atrair mais visitantes, haja vista que o problema pode ser verificado um outro aspecto da estratégia utilizada. 

Além disso, ao considerar não apenas a taxa de conversão, mas também a permanência no site e a taxa de rejeição, é possível compreender o comportamento do consumidor e o cenário em questão. 

Nesse sentido, mesmo que você consiga atrair um maior número de visitantes mensais, caso o site não ofereça uma experiência satisfatória a essas pessoas, há perda de clientes. 

Com isso, é importante notar que, ao se concentrar exclusivamente na métrica de visitas, não é possível compreender essa dinâmica. 

Adicionalmente, recursos adicionais, como descontos e frete grátis, podem ser oferecidos para elevar o ticket médio da loja. 

No entanto, verificar se o consumidor realmente gasta mais em cada compra requer o uso de KPIs, pois existe a possibilidade de aumentar as vendas com um ticket menor.

Dessa forma, os KPIs são essenciais, uma vez que permite verificar dados reais, apresentando em números e porcentagem os resultados alcançados. A partir dele, é possível realizar uma análise frequente das estratégias aplicadas. 

Tipos de KPI

Diante das diversas alternativas de análise, é essencial que a organização compreenda quais são as mais indicadas para seus negócios. Logo abaixo, você encontra as principais categorias de KPI, confira: 

Indicadores de produtividade

Essas ferramentas são aplicadas de forma contínua no gerenciamento de negócios com a finalidade de analisar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas. 

Sendo assim, são utilizadas para avaliar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para produzir um produto ou serviço específicos.

Indicadores de qualidade

Acompanham os indicadores de produtividade, haja vista que ajudam na análise de quaisquer imprevistos ou erros que possam ocorrer durante um processo produtivo. 

Indicadores de capacidade

Responsável pela análise da capacidade de resposta de um processo, por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. 

Nesse viés, em conjunto com os indicadores de produtividade e qualidade, evidenciam o nível de competitividade da empresa. 

Indicadores estratégicos

Indicadores estratégicos oferecem insights sobre a posição atual do empreendimento em relação às metas estabelecidas previamente. 

Nesse contexto, proporcionam uma comparação entre a situação atual da empresa e a esperada. Assim, indica o estado atual dos negócios.  

Categorias de KPIs

Antes de selecionar os KPIs a serem monitorados em sua empresa, é fundamental compreender que existem diversas categorias de KPIs. Verifique, logo abaixo: 

KPIs primárias 

Os KPIs primários são as principais e evidenciam os lucros alcançados pela empresa. Ao investir nesse indicador, é possível compreender se as metas estabelecidas para o negócios estão sendo alcançadas. Confira alguns exemplos: 

  • Tráfego;
  • Receita
  • Taxa de conversão
  • Custo de aquisição por lead
  • ROI

KPIs secundárias 

Os KPIs secundários são fundamentais para determinar se os resultados das KPIs primárias estão seguindo a direção correta. 

Esses indicadores secundários fundamentam os primários ao explicar de que maneira os resultados foram alcançados, como apresentar a origem do tráfego. Veja os exemplos: 

KPIs terciárias 

Os KPIs terciários são essenciais para fundamentar os indicadores primários e secundários, com isso é importante acompanhar cada um deles nos negócios. Os exemplos dessa categoria são: 

  • Número de leads;
  • Visualização nas páginas;
  • Visitantes. 

Como escolher um bom KPI?

Um KPI deve ser relevante para o seu negócio. Nesse contexto, se a intenção é atrair mais visitantes para o blog, monitorar o preço médio das compras do cliente no e-commerce não é pertinente, pelo menos no momento em questão. 

Os KPIs estão diretamente vinculados aos objetivos por uma simples razão: são eles que avaliam o desempenho de cada um desses objetivos

Além disso, é importante destacar que indicadores inadequados conduzem a avaliações equivocadas de desempenho. Dessa maneira, é possível ter uma falsa impressão de estar indo muito bem, quando, na verdade, não é o caso, e vice-versa. 

Para facilitar essa escolha, confira cinco características que definem um KPI eficaz. 

Facilidade para ser mensurado 

A escolha de um KPI principal requer disponibilidade para ser mensurado e analisado de forma adequada. Por exemplo, só é possível quantificar leads após eles serem gerados. 

Importância para a base do negócio

O KPI evidencia não apenas se a estratégia está gerando resultados, bem como se objetivo principal está sendo alcançado. Dessa forma, se o seu empreendimento expandir e registrar mais vendas, o KPI deve demonstrar claramente que há, de fato, um crescimento e um aumento nas vendas. 

Relevância 

Um dos principais equívocos ao escolher os KPIs é selecionar indicadores de vaidade, isto é, números que não refletem resultados tangíveis, mas que geram satisfação na equipe de marketing. 

Dessa forma, indicadores primários, como comentários, curtidas e compartilhamentos em redes sociais, não apresentam resultados concretos, haja vista que apenas aparentam relevância. Assim, concentre-se no que realmente impacta

Auxilia em escolhas inteligentes 

Informações e dados fundamentam decisões eficientes. Nesse viés, seu principal indicador-chave de desempenho deve orientar escolhas eficazes. 

Sendo assim, de que adianta possuir dados relevantes se eles não servem de base para determinar a melhor direção para o seu negócio?

Apresentar periodicidade 

O KPI necessita de uma verificação constante, uma vez que esse acompanhamento possibilita compreender o que está funcionando, o que não está, bem como se o ROI é vantajoso. 

Assim, opte por KPIs que possam ser avaliados regularmente e que contribuam para a tomada de decisões periódicas. 

Diferenças entre KPI e métrica

Indicadores-chave de desempenho não são equivalentes a métricas. No entanto, uma métrica tem o potencial de se transformar em um indicador-chave de desempenho

Os KPIs representam critérios cruciais para os objetivos e o progresso do seu negócio. Enquanto isso, uma métrica é simplesmente algo a ser quantificado. Caso essa métrica evolua para se tornar um elemento vital para a sua estratégia como um todo, ela se torna um KPI.  

Nesse sentido, pergunte a si mesmo: a métrica auxiliará nas decisões internas da empresa e/ou guiará seus propósitos? 

Caso a resposta seja positiva, então pode ser considerada um indicador de desempenho. Se não, isso não implica necessariamente que ela deva ser descartada, haja vista que pode servir como uma métrica, fornecendo relatórios e insights valiosos.