Como descobrir empresas recém-abertas no Brasil por segmentos e região

Acompanhar o surgimento de empresas recém-abertas no Brasil pode ser uma tarefa complexa. Isso acontece muito por conta da dinâmica do mercado e da falta de uma centralização clara dessas informações acerca das empresas brasileiras.

Nesse artigo, detalharemos como descobrir empresas recém-abertas no Brasil, desde a procura em registros públicos até mesmo a busca em plataformas especializadas, como a EmpresAqui.

Como funciona a regulamentação de novas empresas?

O processo de abertura de novas empresas no Brasil passa por uma série de etapas que garantem a legalidade e conformidade das atividades comerciais. 

Primeiro, é preciso definir o tipo societário da empresa, se é uma sociedade limitada ou anônima por exemplo, e a partir disso elaborar o contrato social da empresa, que estabelece as suas regras e estrutura organizacional.

O próximo passo é realizar o registro em órgãos competentes, como a junta comercial e o cartório de registro de pessoas jurídicas, tendo em mãos a documentação básica da empresa, como CNPJ e alvará de localização. 

Por fim, é necessário estar em dia com as obrigações fiscais e obter licenças de funcionamento junto à vigilância sanitária e órgãos ambientais, à depender do ramo de atividade da empresa. 

Após todo esse processo, o negócio já estará apto a funcionar dentro da legalidade.

Onde encontrar dados de novas empresas?

Os dados de empresas recém abertas podem ser encontrados em registros públicos e também podem ser acessados por meio de diferentes fontes do governo.

Para acessar todos os dados de empresas de forma organizada você pode utilizar o EmpresAqui, nossa plataforma reúne informações de vários bancos de dados públicos e traduz em um resultado simples com informações estratégicas sobre novas empresas como porte, quadro societário, localização, segmento CNAE e mais.

Como descobrir empresas recém-abertas?

Para encontrar empresas recem abertas no Brasil, você pode acessar gratuitamente o EmpresAqui e filtrar o período de abertura desejado na pesquisa. Você ainda pode combinar essa pesquisa com filtros de localização (cidade, estado e regiao) e segmento para direcionar seus resultados.

Siga o passo a passo:

1. Acesse https://www.empresaqui.com.br/plano-gratuito

2. Na tela de pesquisa por filtros selecione por exemplo um período, segmento e cidade

Dúvidas? Assista o vídeo abaixo e veja a demonstração de como pesquisar empresas recém-abertas no brasil:

Assista como pesquisar por empresas recém-abertas no EmpresAqui

Quantas empresas foram abertas em 2023 no Brasil?

A quantidade de empresas abertas no Brasil em 2023 é um dado proveniente de órgãos públicos, como a junta comercial, e levam em consideração empresas das mais diversas naturezas, incluindo as microempresas individuais.

De acordo com a base de dados do EmpresAqui, atualizada em junho de 2023, foram abertas 1.711.855 até o momento neste ano.

Qual o ramo empresarial que mais cresce no Brasil?

Dado o crescente dinamismo da economia global e a demanda por soluções tecnológicas, um dos ramos empresariais que mais tem apresentado crescimento no Brasil é o setor de tecnologia da informação (TI) e serviços digitais.

Empresas voltadas para desenvolvimento de software, aplicativos móveis, serviços em nuvem, inteligência artificial, big data e outras áreas relacionadas têm experimentado um rápido crescimento.

Além disso, o comércio eletrônico também tem se destacado, impulsionado pelo aumento do consumo online e pela necessidade de adaptação dos negócios ao ambiente digital.

Agora ficou fácil iniciar as suas buscas por novas empresas no mercado, não é mesmo? Você pode contar com todos os recursos da EmpresAqui na sua jornada, então não perca tempo e realize seu cadastro grátis!

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.