Um segmento empresarial claro e bem definido pode ser a virada de chave do seu negócio.
Segmento empresarial é nada mais do que a área específica em que uma empresa atua dentro de um setor.
Enquanto o setor representa uma divisão geral, como indústria, comércio ou serviços, o segmento detalha a especialidade da empresa naquele setor.
| Termo | O que é | Exemplo |
| Setor | Área ampla da economia | Tecnologia, Saúde, Construção |
| Segmento | Atuação específica dentro do setor | Softwares para clínicas, SaaS jurídico |
Essa diferenciação permite uma personalização da comunicação, para que seja mais precisa, segmentada e persuasiva ao público ideal.
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Tipos de Segmentos Empresariais
Cada segmento representa uma especialização dentro de um setor econômico, e conhecer essas divisões ajuda a focar esforços.
Os segmentos variam conforme os setores. Veja abaixo os principais:
| Setor Econômico | Segmentos Comuns |
| Primário | Agricultura, Pecuária, Mineração |
| Secundário | Indústrias de bens de consumo ou capital |
| Terciário | Comércio, Transporte, Serviços em geral |
| Quaternário | Tecnologia, Dados, Consultoria |
| Quinário | Educação, Saúde, Cultura |
Dentro de cada setor, os segmentos se tornam cada vez mais específicos e é nessa especificidade que sua empresa pode se destacar e ganhar eficiência comercial.
Falando de prospecção B2B, o setor terciário é o mais comum, com foco em serviços empresariais.
Empresas que sabem diferenciar esses conceitos conseguem mapear melhor seu mercado e se comunicar com mais autoridade e foco.
Como definir o segmento da sua empresa
Definir o segmento da sua empresa pode ser utilizado para moldar a maneira que você se posiciona e se comunica com o público alvo.
É algo essencial para otimizar sua comunicação comercial e alcançar o cliente certo, o que facilita decisões comerciais.
Empresas que conhecem seu segmento conseguem conversar com mais clareza com o público certo e criar campanhas mais eficazes. Isso também vai facilitar o uso de ferramentas de automação e bases de dados segmentadas.
Se você ainda não tem isso bem definido, pode seguir este passo a passo:
Passo a passo para definir o segmento:
- Analise sua atuação real
Observe com atenção os clientes que você já atende, considere os dados dos últimos 12 meses para identificar padrões.
Pense nas dores que sua solução resolve e quanto mais específico for esse problema, mais claro será o segmento.
Se pergunte:
- Onde está a maioria dos seus clientes? Que tipo de problema sua empresa resolve?
Essa análise evita decisões baseadas apenas em suposições.
- Observe sua oferta principal
Empresas com soluções genéricas tendem a competir por preço, já aquelas que entregam valor para um segmento específico se diferenciam com facilidade.
Se você oferece o mesmo produto para vários tipos de clientes, identifique onde ele tem melhor desempenho e esse pode ser seu segmento ideal.
- Qual é o produto ou serviço mais vendido? Para quem ele foi pensado?
Assim, você trabalha sua proposta de valor e a otimiza a sua prospecção.
- Use filtros estratégicos
Pense em filtros como:
- Porte das empresas atendidas (MEI, PME, grandes empresas)
- Região geográfica (local, regional, nacional)
- Setor de atuação (tecnologia, saúde, jurídico, etc.)
- Perfil do tomador de decisão (fundador, gestor, comprador técnico)
Esses filtros ajudam a moldar seu discurso, sua abordagem de vendas e até a priorizar nichos mais lucrativos.
- Valide com dados e benchmarks
Evite tomar decisões com base apenas na intuição e compare sua estratégia com a de concorrentes ou empresas similares no mercado.
Revisar o código CNAE do seu CNPJ pode te dar pistas sobre o posicionamento legal da sua empresa.
Segmentar corretamente evita desperdício de tempo com leads desqualificados e melhora a performance das ações comerciais.
Como utilizar o Segmento Empresarial para prospecção?
Utilizar o segmento empresarial na prospecção é transformar dados em vantagem competitiva.
Tentar vender para todo mundo é o jeito mais rápido para esgotar recursos e não vender para ninguém.
Por isso, sabendo com quem sua empresa fala, você consegue personalizar sua abordagem para o seu público e escolher os canais certos
Assim você não desperdiça recursos e ganha mais precisão nas abordagens.
Segmentar também é uma forma de posicionamento e mostrar ao público que você entende as suas dores e está preparado para resolvê-las.
Para utilizar o segmento empresarial para prospecção faça isso:
1. Encontre o segmento com maior fit comercial
Antes de tudo, descubra quais segmentos respondem melhor às suas ofertas.
Essa análise permite a criação do ICP (perfil de cliente ideal) e faz com que você priorize segmentos que oferecem mais chance de conversão.
Ao focar onde há aderência, você deixa de “atirar para todos os lados” e começa a atrair o cliente certo com muito mais facilidade.
A plataforma do EmpresAqui oferece uma IA B2B para você realizar o seu ICP e otimizar o seu trabalho.
2. Personalize sua comunicação
Cada segmento tem linguagem própria, dores específicas e objetivos diferentes. Ajuste seus e-mails, scripts de call, páginas e conteúdos com isso em mente.
A personalização mostra que você estudou aquele mercado e não está apenas replicando uma mensagem genérica para vários públicos.
3. Use filtros segmentados em ferramentas de prospecção
Ferramentas que permitem filtrar empresas por CNAE, porte, localização, setor e até comportamento de mercado.
Plataformas B2B são desenvolvidas para apresentar dados de empresas que são constantemente validados e atualizados. Além disso, oferecem uma variedade de filtros que facilitam sua busca
Uma dessas ferramentas é a plataforma do EmpresAqui, que oferece essa variedade de filtros e dados.

Isso ajuda a criar listas altamente qualificadas e com leads que têm mais chances reais de interesse, orçamento e necessidade.
Quanto mais filtros você aplicar com base no segmento, mais afiada será sua lista de prospecção e melhor será sua taxa de conversão.
4. Adapte sua abordagem comercial
Segmentos diferentes exigem abordagens diferentes. O tempo de decisão, os envolvidos no processo e até os canais preferidos variam de um nicho para outro.
Empresas de tecnologia podem preferir contato via e-mail e reuniões online. Já empresas familiares podem valorizar o contato pessoal e a indicação direta.
Ao entender o comportamento do seu segmento, sua abordagem se torna mais eficiente.
Métodos para segmentar seus leads
Segmentar sua base é tão importante quanto definir o segmento da sua própria empresa. Isso permite criar abordagens diferentes para cada perfil de cliente.
Existem muitos métodos de segmentação e você pode escolher o qual melhor se adapta ao seu negócio. Confira:
| Método de Segmentação | Como funciona | Exemplo prático |
| Por setor | Divide por área da economia | Indústria, Comércio, Serviços |
| Por segmento | Detalha por especialidade | Clínicas veterinárias, Marketing B2B |
| Por porte | Classifica pelo tamanho da empresa | Microempresas, Médias empresas, Grandes grupos |
| Por localização | Agrupa por região, cidade ou estado | Empresas do Sul, clientes em SP e RJ |
Dicas para captar mais clientes no seu Segmento Empresarial
- Use linguagem e dores específicas do seu público.
- Crie conteúdo segmentado por setor e nicho.
- Personalize emails, mensagens e propostas.
- Trabalhe com listas qualificadas e bem filtradas.
- Teste diferentes canais para ver onde seu segmento responde melhor.