Transforme dados em vendas com a Busca de Empresas por CNAE

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o que representa um código padrão que vai identificar qual é atividade exercida por uma empresa, funcionando como um meio de identificação e classificação. 

Funciona como um sistema padronizado de códigos que regula as atividades econômicas das empresas. É utilizado para registro, tributação e regulamentação. 

O CNAE pode ser utilizado estrategicamente para uma segmentação de mercado específica, como uma maneira de conseguir adaptar sua abordagem comercial para empresas com potencial de compra do seu produto/serviço. 

Por isso, a busca de empresas por CNAE corresponde a uma estratégia de segmentação de mercado, para otimizar sua prospecção. 

Para que serve a CNAE de uma empresa?

O CNAE de uma empresa serve para classificar e identificar a atividade econômica exercida pela empresa.

Ele também funciona como um registro que contribui para a divisão da tributação e para a regulamentação da empresa, fazendo parte dos dados públicos de empresas que são acessíveis publicamente.

Contudo, o CNAE possui duas funções principais:  

Para o Governo: Define os impostos corretos que a empresa deve pagar, além das licenças e fiscalizações específicas para sua área de atuação.

Para as próprias empresas: É uma ferramenta para encontrar novos clientes, otimizando a prospecção B2B. 

Através do CNAE, é possível encontrar oportunidades de negócio e mapear concorrentes, além de poder obter maior compreensão acerca do tamanho de um mercado.

CNAE Principal vs. Secundário 

As empresas possuem um CNAE que representa a atividade do seu negócio e sua fonte de receita principal, porém também podem possuir um CNAE secundário. 

Uma empresa pode registrar diversos CNAEs secundários que vão corresponder a outras atividades comerciais também exercidas pela empresa.  

É importante saber que uma empresa pode possuir mais do que o seu CNAE principal, assim você consegue direcionar ainda mais a sua prospecção. 

Ao mirar em um CNAE secundário, você encontra clientes em potencial que seus concorrentes provavelmente não estão vendo.

Um exemplo de empresa que pode ter uma oportunidade escondida: 

  • Empresa de alimentos:  seu CNAE vai ser relacionado a produtos alimentícios, mas a mesma empresa pode, por ter frota própria para distribuir seus produtos. 
  • Construtora: seu CNAE principal aponta  “Construção de Edifícios”, mas devido ao vasto maquinário, pode ter um CNAE secundário para  fazer o aluguel de máquinas e equipamentos para construção.
  • Hospital particular: seu CNAE principal será relacionado a atividades hospitalares, mas a grande estrutura pode também ter um CNAE secundário de restaurante para os funcionários/pacientes. 

Portanto, isso significa que o CNAE secundário pode estar relacionado a um nicho diferente do CNAE principal, oferecendo uma oportunidade para prospecção e uma vantagem, já que passaria despercebido por muitos dos concorrentes. 

Como usar o CNAE na busca por empresas? 

A busca do CNAE pode ser utilizada para encontrar empresas de um nicho específico para prospecção, para facilitar o mapeamento de mercado ou para obter informações sobre aquela empresa. 

Buscas pontuais 

Para essa consulta existem métodos manuais, como ferramentas dos portais do governo que divulgam o CNAE da empresa através do CNPJ. 

No site da Receita Federal, encontra-se qual CNAE corresponde a atividade da empresa que está sendo pesquisada. Para isso, basta fazer a busca pelo CNPJ da empresa. 

É possível descobrir o CNPJ pelo nome dos sócios ou da própria empresa.

Já ao acessar o site do IBGE, existe a possibilidade de descobrir um código de CNAE quando você já sabe qual é atividade daquela empresa, porém não sabe o número do CNAE correspondente.

Também é possível ver em detalhes o que cada código inclui e o que não se aplica a ele. 

Como usar a Busca de Empresas por CNAE para prospecção? 

Procurar empresas para prospecção é uma das maneiras mais eficientes para encontrar leads qualificados, já que permite a análise de um setor e a criação de listas com os potenciais clientes 

Para isso, existem plataformas B2B que permitem essa pesquisa a partir de um banco de dados. A partir disso, você pode pesquisar empresas pelo seu CNAE e encontrar clientes potenciais. 

O EmpresAqui é um exemplo de uma plataforma B2B que consta com uma base de mais de 66 milhões de empresas e permite a procura de empresas por filtros como: CNAE, Porte, regime e até dívidas. 

A plataforma também oferece dados aprofundados e uma análise gráfica de todos eles. 

Essas plataformas de dados de mercado surgem como a solução para essa necessidade. Elas automatizam a busca e permitem a aplicação de filtros para uma análise segmentada do mercado.

O CNAE  pode ser o que vai destravar sua prospecção B2B, já que as plataformas de dados transformam essa classificação em uma poderosa ferramenta para gerar oportunidades de negócio em escala.

MELHORE SEUS RESULTADOS

PROSPECÇÃO B2B MAIS RÁPIDA E EFICIENTE

Listas de empresas personalizadas com dados completos e base nacional.
Tudo em um só lugar.

Erros comuns ao usar o CNAE como evitá-los

Veja como identificar os erros mais comuns ao usar o CNAE na busca de empresas e o mais importante: como evitá-los.

Erro 1: Focar apenas no CNAE principal

Ao limitar a busca à atividade principal da empresa faz com que você não enxergue oportunidades existentes na mesma empresa através do CNAE secundário. 

Por isso, busque expandir a busca do CNAE principal para o secundário, já que podem revelar empresas que atuam no seu nicho além das principais, as tornando clientes em potencial que a concorrência não encontrou.

Erro 2: Não validar o nicho de mercado

Não Inicie uma grande campanha de prospecção sem saber se o mercado potencial é realmente grande o suficiente. 

Faça uma busca prévia pelo CNAE desejado e analise o volume de empresas ativas para confirmar se o segmento justifica o investimento de tempo e recursos.

Caso não faça sentido, não insista.

Erro 3: Usar listas com dados desatualizados

Tenha certeza de que está consultando de listas atualizadas, para que não prospecte com base em informações incorretas leva e desatualizadas, que levam a empresas que às vezes já fecharam.

Dê preferência a plataformas de dados B2B que garantam a atualização constante de suas bases. Isso assegura que você está trabalhando com informações precisas e relevantes.

Além de trazer a segurança de que caso algo mude, as informações serão atualizadas. 

Principais CNAEs mais utilizados 

​​Conhecer os CNAEs mais comuns do seu segmento de interesse, é um atalho para encontrar clientes em potencial com necessidades alinhadas à sua solução.

Para entender o panorama geral do mercado brasileiro, é interessante saber quais atividades concentram o maior número de empresas. 

Um levantamento feito com a base de dados do Empresaqui mostra a distribuição das empresas ativas pelos 10 CNAEs mais utilizados no país.

Dados atualizados em 15/06/2025. 

  1. 47.81-4-00 – Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  2. 96.02-5-01 – Cabeleireiros, manicure e pedicure.
  3. 73.19-0-02 – Promoção de vendas. 
  4. 43.99-1-03 – Obras de alvenaria. 
  5. 82.19-9-99 – Preparação de documentos e serviços de apoio administrativo.
  6. 47.12-1-00 – Comércio varejista de minimercados, mercearias e armazéns.
  7. 56.11-2-03 – Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. 
  8. 49.30-2-01 – Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal. 
  9. 56.11-2-01 – Restaurantes e similares.
  10. 49.30-2-02 – Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.