Pesquisar “empresas perto de mim” é algo quase instintivo para quem está na busca de um próximo cliente. E realmente, essa pode ser uma virada de chave para o seu negócio.
Porém só pesquisar sem nenhuma especificação não adianta, principalmente se não tiver estratégia.
A verdadeira solução está em investir tempo e recursos para encontrar o que você precisa e principalmente o que às vezes você nem sabe que precisa.
É exatamente transformar uma busca superficial em resultados concretos, saber como começar a pesquisa, ferramentas e utilizar a informação ao seu favor.
Será que você tem noção das oportunidades que estão ao seu redor e você não tem visto?
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Onde Encontrar Empresas Perto de Mim?
Entender o funcionamento e as limitações desses métodos é o primeiro passo para profissionalizar sua prospecção.
O básico bem feito é o suficiente para destravar sua prospecção, por isso comece pelos meios comuns e aproveite essas informações o máximo que puder.
Antes de procurar, saiba o que está procurando e explore possibilidades do que pode funcionar para o seu negócio. Se faça as seguintes perguntas:
- Qual é a dor ou o desafio mais significativo que meu serviço/produto realmente resolve para outra empresa?
- Eu ajudo a reduzir custos, a aumentar as vendas, a otimizar o tempo da equipe ou diminuir riscos?
- Que tipo de empresa mais se beneficia com essa solução?
- Desenhe o perfil do seu cliente ideal considerando o setor (CNAE), o porte, a localização e a maturidade do negócio.
- Que resultado concreto ou diferencial competitivo a minha empresa gera que justifica o investimento?
- Saiba o valor que você entrega, seja preciso com números como um aumento de 30% na eficiência operacional ou a conquista de um novo mercado.
Assim que souber responder as perguntas e souber claramente o que está procurando, você deve partir para a pesquisa comum.
O Google Maps
O Google Maps armazena informações não só sobre localização das empresas, mas também contém dados e pode ser usado como um meio de contato para conseguir um lead.
Empresas criam “perfis” no Google Maps pois querem ser vistas por seus clientes, inverta o jogo: procure empresas para prospectar e as ajude a aumentar o seu negócio.
A forma mais instintiva de começar a pesquisa é por uma categoria e localização, como “escritórios de contabilidade no Rio de Janeiro”. Em segundos, o mapa se enche de pontos.
Este método é útil para uma perspectiva inicial do mercado perto de você, porém possui suas limitações
A probabilidade de encontrar apenas contatos genéricos, como o telefone da recepção é alta, o que cria uma distância até o verdadeiro tomador de decisão daquela empresa.
Além disso, algumas empresas podem deixar as informações desatualizadas, já que as atualizações são feitas manualmente e não atualizadas em tempo real pela plataforma.
A Busca no WhatsApp
Com a popularização do WhatsApp Business, muitos se perguntam como encontrar empresas diretamente no aplicativo.
A verdade é que a plataforma de fato possui uma função para isso, mas você pode adaptar as funções atuais para o seu objetivo.
Para isso, basta clicar no ícone de nova conversa e selecionar a opção “Encontrar empresas”. Ali, você pode buscar por categoria ou nome em sua localidade.
A principal vantagem é a chance de um contato direto, imediato e preciso. O que é ideal para negociações B2B
Para a prospecção B2B estratégica, porém, as limitações são claras. Só aparecem empresas com perfil ativo e oferecem poucas informações, o que torna impossível segmentar sua busca com a precisão.
Listas de empresas
Na busca por um atalho, muitos profissionais pesquisam por termos como “comprar listas de empresas” Essa pesquisa leva a diretórios que vendem contatos em planilhas.
Embora pareça uma solução rápida, ela traz os mesmos desafios de qualidade e precisão dos métodos anteriores, com dados que podem estar desatualizados.
Além disso, essas listas raramente são segmentadas para o seu perfil de cliente ideal, comprometendo a eficácia da sua estratégia de prospecção.
Listas de Empresas por Localização
Encontrar empresas perto de você é o mesmo que encontrar oportunidades que muitas vezes não estão sendo vistas, nem por você e nem pela sua concorrência.
O perfil do cliente ideal é um ótimo guia para a prospecção, mas é possível inverter o jogo: Se você sabe o que oferece porque não personalizar a sua proposta para quem está perto de você?
Saber onde seus potenciais clientes estão estabelecidos continua sendo um diferencial competitivo poderoso e a proximidade geográfica traz uma facilidade que não existe no online.
Além disso, por atuar no mesmo local que seu cliente, você vai demonstrar um conhecimento profundo do mercado local em que ele está inserido, o que não só traz autoridade como gera o sentimento de confiança.
Mas onde encontrar essa lista com os contatos certos próximos a mim?
A resposta pode até ser ilusória, mas é real: a estratégia está em investir em plataformas de prospecção B2B.
Plataformas de Inteligência B2B
Essa já é uma estratégia mais precisa que permite maior personalização, sendo um investimento para a sua empresa.
Além de serem um método mais preciso, as plataformas de prospecção B2B são uma a solução para otimizar o seu tempo, diferente dos métodos tradicionais.
Plataformas como o EmpresAqui, já fizeram o trabalho de coletar, organizar e validar os dados e permite que você filtre os dados da empresa como o CNAE, porte ou localização.
Ela cria a possibilidade de personalização, com o filtro de localização, ela apresenta empresas perto de você. Facilitando a busca e trazendo uma visualização em mapa de oportunidades que às vezes você não está vendo.
Encontrando os contatos certos
Para gerar resultados de alto impacto é preciso ir além dos métodos comuns, principalmente para encontrar empresas próximas de você.
E é aqui que a prospecção se torna uma ciência com estratégia, pois o desafio não é apenas encontrar a empresa ideal e sim um ponto de contato com o tomador de decisão.
Encontrar o tomador de decisão
Ligar para uma empresa e não passar da recepção é o mesmo que não ter ligado. Por mais poderosa que sua proposta seja, ela não serve para nada se não for apresentada para a pessoa certa.
O sucesso da sua negociação depende de você conseguir falar diretamente com quem quer que tenha a autoridade para decidir.
Ter apenas o nome da empresa é ter apenas o mapa, encontrar o contato certo é encontrar o tesouro.
Para encontrar o tomador de decisão da empresa que você está prospectando, é necessário personalizar sua abordagem
Defina Quem Você Procura
Antes de iniciar a busca, saiba exatamente qual perfil de profissional você precisa encontrar. A resposta depende do problema que seu serviço resolve:
- Resolve um problema de vendas ou marketing? Procure pelo Diretor de Marketing, CMO ou Gerente de Vendas.
- Resolve um desafio financeiro ou de gestão? O alvo pode ser o Diretor Financeiro (CFO) ou o próprio CEO.
- Resolve uma questão de tecnologia ou operações? Foque no Diretor de Tecnologia (CTO) ou no Diretor de Operações (COO).
Em empresas menores (PMEs), o Sócio-Fundador ou CEO geralmente acumula todas essas decisões, tornando-se seu alvo principal.
Para esses casos, a plataforma também otimiza seu tempo, facilitando o acesso aos nomes dos sócios e administradores da empresa.
