Veja como consultar e regularizar sua Dívida Ativa para manter a saúde do seu negócio

A Dívida Ativa representa débitos que uma pessoa física ou jurídica possui com órgãos públicos, como a União. Esses débitos podem ser decorrentes de impostos, taxas, contribuições previdenciárias, entre outros. 

É importante compreender o processo de consulta e regularização destas dívidas para evitar consequências desfavoráveis.

O que é Dívida Ativa?

A Dívida Ativa é uma expressão utilizada para se referir aos débitos que uma pessoa física ou jurídica possui com órgãos públicos, como a União, os Estados, os Municípios e suas respectivas autarquias.

Esses débitos podem ser originados por diversas razões, tais como impostos não pagos, taxas, contribuições previdenciárias, multas, entre outros.

Quando uma pessoa ou empresa deixa de cumprir suas obrigações financeiras com os órgãos públicos dentro dos prazos estabelecidos, esses valores devidos são inscritos em Dívida Ativa. 

A inscrição em Dívida Ativa é um procedimento administrativo que formaliza a existência do débito e permite que o governo busque meios legais para sua cobrança.

Os débitos inscritos em Dívida Ativa podem ser objeto de execução fiscal, ou seja, o governo pode tomar medidas judiciais para recuperar esses valores, como penhoras de bens, bloqueio de contas bancárias e até mesmo leilão de propriedades.

Como consultar as Dívidas Ativas?

Para consultar as dívidas ativas inscritas na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), você pode utilizar o sistema de consulta disponibilizado pelo órgão. 

A PGFN oferece um serviço online chamado “Consulta Dívida Ativa da União”, que permite aos contribuintes verificar a existência de débitos inscritos em seu CPF ou CNPJ. Aqui estão os passos para realizar a consulta:

  1. Acesse o site da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
  2. No site da PGFN, procure pela opção “Iniciar” como “Consulta Dívida Ativa” ou “Consulta Dívida Ativa da União”. Geralmente, essa opção pode ser encontrada na seção de serviços online no canto superior direito.
  3. Ao acessar a página de consulta “Regularize”, você geralmente precisará informar o seu CPF ou CNPJ. Além disso, pode ser solicitado o preenchimento de outros dados pessoais para realizar a busca.
  4. Após inserir as informações necessárias, você poderá visualizar os débitos inscritos em Dívida Ativa da União em seu nome ou no nome da empresa, caso existam.

Na consulta, você poderá verificar informações detalhadas sobre os débitos, como o valor total da dívida, a data de inscrição, eventuais parcelamentos em andamento, entre outros detalhes.

Como regularizar uma Dívida Ativa?

A regularização da Dívida Ativa pode ser realizada através do portal Regularize, também administrado pela PGFN. O contribuinte pode negociar os débitos e aderir a programas de parcelamento, como o Programa de Regularização Tributária (PRT), para quitar suas pendências de forma facilitada.

O que é inscrição em Dívida Ativa?

A inscrição em Dívida Ativa é um procedimento realizado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional quando um contribuinte deixa de cumprir suas obrigações fiscais, como o pagamento de impostos, taxas, contribuições ou multas. 

Quando uma dívida fiscal não é quitada dentro do prazo estipulado pela legislação, o órgão responsável pela arrecadação pode inscrevê-la na Dívida Ativa.

A inscrição em Dívida Ativa é um instrumento utilizado pelo Estado para cobrar os débitos e garantir a arrecadação dos recursos necessários para a manutenção dos serviços públicos

Ela confere à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional o direito de adotar medidas coercitivas para recuperar os valores devidos, como a realização de penhoras, bloqueios de contas bancárias e até mesmo a execução de bens do devedor.

Existe diferença entre os créditos na Dívida Ativa?

Sim, dentro da Dívida Ativa, os créditos podem ser classificados em duas categorias principais: créditos tributários e não tributários.

Créditos Tributários: Esses créditos referem-se a impostos, taxas, contribuições de melhoria e outras obrigações de natureza tributária previstas na legislação fiscal. São exemplos de créditos tributários:

  • Impostos sobre renda (como o Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica)
  • Impostos sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS)
  • Impostos sobre produtos industrializados (IPI)
  • Impostos sobre propriedade de veículos automotores (IPVA)
  • Taxas de serviços públicos (como taxa de lixo, taxa de iluminação pública, entre outras)
  • Contribuições previdenciárias e sociais (INSS, por exemplo)

Créditos Não Tributários: Estes créditos envolvem outras dívidas que não são de natureza tributária, como multas aplicadas por órgãos públicos, indenizações decorrentes de processos judiciais, empréstimos compulsórios, entre outros.

A distinção entre esses tipos de créditos é importante porque os procedimentos de cobrança podem variar de acordo com a natureza da dívida

Os créditos tributários, por exemplo, podem estar sujeitos a regimes específicos de cobrança estabelecidos pela legislação tributária, enquanto os créditos não tributários podem estar sujeitos a regras diferentes.

Em ambos os casos, porém, a inscrição na Dívida Ativa confere à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional o direito de adotar medidas de cobrança para recuperar os valores devidos, incluindo a execução fiscal e a possibilidade de penhora de bens do devedor.

Como saber as Dívidas Ativas de empresas com o EmpresAqui?

Além de poder fazer listas de empresas para prospecção, no EmpresAqui você pode consultar a base de dados de dívidas ativas de empresas em todo território nacional.

Para isso basta acessar o menu lateral, clicar em “Informações adicionais” e fazer uma busca por descrição, tipo de dívida, data de inclusão e valor.

Com isso, você tem uma poderosa ferramenta a sua disposição para oferecer serviços associados a resolução destes problemas, faça seu cadastro gratuito e teste o EmpresAqui.

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.